No próximo domingo (9), acontece mais uma edição do Lábrea Mandim Fest, evento que conta com o apoio do deputado Adjuto Afonso (PDT), e que reúne um público proveniente da Calha do Rio Purus, que reside na capital. Além de Lábrea (distante 1.672 km de Manaus em linha reta), o evento agrega pessoas dos municípios de Canutama (distante 619 km da Capital), Tapauá (449 km), Pauini (923 km) e Boca do Acre (1.028 km). A festa será realizada no Rancho Sertanejo, localizado na Avenida Professor Nilton Lins, n°219, a partir das 13h.
O parlamentar, que nasceu no município de Pauini, ressalta a importância do evento para evidenciar o turismo daquela região. “É um evento importante, que além de reunir filhos do Purus, evidencia atrações também daquela região, e contribui para divulgar o potencial turístico. O próprio nome já faz referência ao mandim, peixe de água doce encontrado na margem do rio, em locais com areia e cascalho ao fundo, um dos exemplos de maior característica da região do rio Purus”.
Edson Brother, idealizador e organizador do evento, reitera as palavras do deputado Adjuto Afonso e explica que o objetivo é trazer para a capital um pouco dos costumes dos municípios daquela região, como por exemplo, Lábrea. “Um evento que a cada ano se torna mais popular por proporcionar reencontro de amigos e familiares do interior, além de promover os costumes das comunidades do Purus, como de Lábrea, e a preferência pelo mandim, peixe tradicional e mais consumido no município”.
O envolvimento com o tradicional evento que já está na 5ª. edição, vai passando adiante nas gerações. O vereador Diego Afonso (PDT), que tem origem paterna no Purus, tornou-se um dos incentivadores da festa e vem marcando presença desde a primeira edição.
Para fazer a alegria do público, estão as bandas: Garotão do Forró, Alê Batista, Solteirões do Forró, Rei do Bolero e Mustafá Said, todos da região do Purus.
Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)
Texto: Assessoria do Deputado
Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579
Foto: Ney Xavier