A delegada Suely Costa, diretora do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil do Estado, divulgou nesta segunda-feira (10/06), o balanço das operações policiais que ocorreram nos primeiros dias de junho no interior do Estado, resultando nas prisões de 12 pessoas, apreensão de 12 motocicletas, uma lancha, além de armas brancas, aparelhos telefônicos, cordas e fio elétrico nas oito ações deflagradas.
Durante a operação “Anavilhanas”, que aconteceu na última sexta-feira (07/06), no município Novo Airão, distante 115 quilômetros em linha reta da capital, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, resultando nas prisões de sete pessoas. Já no município de Fonte Boa, no último sábado (08/06), foi deflagrada a operação “Fonte Boa Segura”, que teve por objetivo a manutenção da ordem pública no lugar. Foram empregados na ação policiais civis e guardas municipais lotados no lugar. Quatro pessoas foram presas e 12 motocicletas apreendidas.
De acordo com a autoridade policial, ainda em Fonte Boa, município distante 678 quilômetros em linha reta de Manaus, uma lancha foi apreendida na operação “Rios Seguros”, deflagrada na última quinta-feira (06/06), em ação conjunta com a Polícia Militar e Guarda Municipal, com a finalidade de saturar e apreender material utilizado por piratas de rios que habitam aquela região.
Em Humaitá, município distante 590 quilômetros em linha reta de Manaus, no início do mês foi deflagrada a operação “Arrastão”, com buscas de uma quadrilha que estava fazendo arrastões a lojas na cidade. Uma pessoa foi presa por envolvimento na prática ilícita. No município de Canutama, distante 619 quilômetros em linha reta de Manaus, ocorreu, no dia 5 deste mês, a operação “Revista”, que resultou na apreensão de dois aparelhos celulares, armas brancas, cordas e fio elétrico nas celas revistadas na DIP da região.
Suely Costa destacou que as operações tiveram o objetivo de coibir os crimes no interior do Estado. “A Polícia Civil, com o apoio de outras Forças de Segurança, continuará deflagrando durante o mês de junho operações assíduas, visando garantir a segurança dos moradores desses municípios. Essas operações vão ser intensificadas ao longo do ano”, concluiu.