Na manhã desta quinta-feira (13/6), às 8h, ocorreu a abertura da ação de cidadania destinada ao público da terceira idade, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho. Organizada pela Polícia Civil do Estado do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), a abertura da programação aconteceu no prédio da FUnATI, no bairro Santo Antônio, zona oeste da cidade.
Na ocasião, estiveram presentes para prestigiar a ação o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates; o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Lázaro Ramos; a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI; o diretor da FUnATI, geriatra Euler Ribeiro; o deputado estadual Cabo Maciel (PR); a titular da Sejusc, Caroline Braz; o vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Wagner Gomes; e a titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Márcia Sahdo.
Emocionado ao lembrar da mãe, durante a abertura da programação, o delegado-geral Lázaro Ramos, ressaltou a importância do trabalho destinado ao idoso. “É muito importante termos consciência de cuidar dos nossos idosos. Todos temos que ter um olhar de proteção e carinho, e acabar com a violência contra eles, que é muito triste. Eu me emociono ao falar, pois senti na pele quando cuidei dos meus avós e da minha mãe, por isso eu apenas procuro dar tudo aquilo que eles necessitam”, relatou ele.
Durante o evento, a titular da DECCI destacou o valor na preocupação com as vítimas que se dirigem até a unidade policial para formalizar os crimes, e ressaltou, ainda, a importância da denúncia. “Mesmo estando há 30 dias coordenando a delegacia, nossa equipe conseguiu realizar com nossos parceiros esse grande evento, pensado nesse público. Precisamos trabalhar a proteção, mas também a prevenção, e é isso que estamos fazendo hoje”, argumentou.
Ao longo das apresentações, Euler Ribeiro, agradeceu a parceria com a Polícia Civil do Amazonas e com os demais órgãos que promoverem os trabalhos no prédio da fundação. “Essa é uma ação muito bonita e que precisa ser valorizada. Nossos idosos precisam da atenção devida. Só posso agradecer pelo incentivo que o Governo do Estado tem nos dado para a realização de eventos como esse”, declarou o diretor da FUnATI.
Serviços – Como parte da programação, foram realizadas apresentações artísticas, musicais e teatrais pelo público da terceira idade. O evento foi encerrado às 16h, mas ao longo de todo o dia foram oferecidos serviços distintos, como: atendimento pela equipe da DECCI; atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM); atendimento psicossocial realizado pelo Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi); e emissão de 2ª via de RG e Certidão de Nascimento pela Sejusc.
Ainda no local foram oferecidos serviços de expedição de credenciamento para vagas preferenciais para idosos, pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans); orientação sobre programas sociais mantidos pelo Governo do Estado e cadastro no CAD único pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); aferição de pressão arterial e glicemia pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); roda de conversa realizada pelos discentes e docentes do curso de Direito do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa); e embelezamento por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Agradecimento – Realizando esmaltação com servidores e alunos do Cetam, Creuza Pereira, de 59 anos, chegou cedo ao prédio da FUnATI para aproveitar os serviços que foram oferecidos gratuitamente no local. “Sou frequentadora assídua da FUnATI. Quando fiquei sabendo sobre esse evento fiquei muito feliz, pois percebo que os órgãos, tanto da esfera municipal quanto estadual, têm se preocupado conosco”, disse.
Para a aluna da FUnATI, Maria de Lurdes Oliveira Mota, que irá completar 64 anos no dia 14 de junho deste ano, programações como essa direcionam o olhar do público externo para a valorização da conscientização da violência contra a pessoa idosa.
“Acredito que um evento como esse é muito importante, pois a sociedade precisa saber as questões que envolvem os idosos. Discutir e debater sobre esses valores nos fazem acreditar na busca por uma melhora no espaço destinado a todos nós, da terceira idade”, disse.