O vereador Wallace Oliveira (Pode) alertou sobre o possível prejuízo se o estudo do Governo Federal para reduzir impostos de importação para produtos de tecnologia da informação for efetivado, durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (17/6).
“É lamentável termos que ocupar essa tribuna para falar, novamente, sobre mais uma tentativa declarada de trazer um enorme prejuízo à nossa Zona Franca de Manaus (ZFM), pelo Ministro da Economia , Paulo Guedes”, lamentou o vereador.
O parlamentar se referiu ao anúncio do Governo Federal, neste domingo (16/6) que o mesmo estuda uma redução nos impostos sobre importação produtos de tecnologia da informação, como celulares e computadores; os impostos poderão diminuir dos atuais 16% para 4%. O tema é objeto de estudo do Ministério da Economia.
Wallace Oliveira comparou essa possibilidade como ao desligamento de um aparelho de UTI, citando a situação crítica de sobrevivência da ZFM. “Hoje, o nosso Polo Industrial e a economia do Estado do Amazonas estão num processo de desligamento de aparelhos de UTI, estamos num processo crítico de sobrevivência. Esse processo piora a cada ação realizada pelo Ministério da Economia”.
O vereador disse que tal situação é muito preocupante, pois afeta diretamente a fonte de empregos e distribuição de renda das pessoas da nossa cidade. “Isso é muito preocupante, porque sem empregos no PIM, não adiantará nada existir produtos mais baratos, se as pessoas não terem dinheiro para comprar devido estarem desempregadas”.
Acidentes
Wallace Oliveira alertou também sobre a situação das crianças venezuelanas que estão nos semáforos da cidade de Manaus, em meios aos veículos, possibilitando as ocorrências de acidentes de trânsito graves. “Para finalizar minha fala, quero alertar sobre as crianças venezuelanas que estão transitando no meio dos veículos de forma perigosíssima”.
O mesmo relatou que presenciou um quase atropelamento de três crianças em uma avenida de grande circulação da capital amazonense. “Na Avenida Boulevard Álvaro Maia, eu presenciei um veículo quase atropelando três crianças que estavam pedindo no meio dos carros, fiquei extremamente aflito com a situação”.
O vereador fez um pedido ao presidente da 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (COMDCAI), vereador Mauro Teixeira (Pode), para que haja em relação a situação dessas crianças da cidade de Manaus. “Eu fiquei muito sensibilizado com a situação dessas crianças, sobre os riscos que elas estão correndo no meio dos veículos. Por favor peço ao vereador Mauro Teixeira que, juntamente com a Comissão que preside, faça algo urgente para acabar com esse perigo às crianças, porque depois que acontecer um fato triste, ficará mais difícil tomar alguma providência”.
Texto: Thiago Motta (Assessoria do vereador)