A discussão entre o deputado Wilker Barreto (PHS) e o secretário da Fazenda, Alex Del Giglio, na sede da Secretaria de Fazenda (Sefaz), na tarde da terça-feira (18), teve destaque nos debates desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os deputados também levaram ao Plenário Ruy Araújo outros temas, como a visita do governador Wilson Lima (PSC) ao município de Carauari (a 788 km de Manaus).
Iniciando os pronunciamentos no Pequeno Expediente, o deputado Wilker Barreto relatou o atrito com o secretário Del Giglio. Barreto informou que estava na Sefaz para acompanhar uma reunião entre o secretário e médicos de prestadoras de serviços ao Governo do Estado. Os médicos alegam que estão há três meses sem receber. “Estava lá porque fui convidado pelos representantes dos médicos e porque sou um parlamentar, e meu cargo me permite acompanhar reuniões de interesse público”, disse Barreto. Porém, segundo o deputado, antes do início do encontro, o secretário disse que não havia marcado com o parlamentar e se recusava a recebê-lo. O secretário alegou que foi chamando de “apedeuta” pelo deputado Wilker Barreto.
Barreto afirmou que é preciso priorizar os pagamentos para que profissionais de serviços essenciais, como os médicos, não busquem apoio do Parlamento estadual para receber seus salários. O deputado falou sobre a saúde das contas do governo e, mostrando planilha de pagamentos do governo, questionou a postura de preferir pagar contas de anos como 2017.
Repercutindo o discurso de Barreto, os deputados Dermilson Chagas (PP), Alessandra Campêlo (MDB), Joana Darc (PR) e Dr. Gomes (PRP) se posicionaram sobre o ocorrido. Chagas manifestou seu apoio ao colega de Parlamento e declarou que também tem buscado informações sobre ações do Executivo e tem enfrentado dificuldades. As deputadas Alessandra Campêlo e Joana Darc, que é líder do Governo, falaram que consideram ter havido excessos de ambos os lados e destacaram o compromisso do secretário da Sefaz em contribuir para solução de impasses, como na ocasião da greve dos professores, e de estar se dedicando integralmente para organizar as contas públicas.
Outros temas
O Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidade, organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), e realizado na Aleam, na quinta-feira (13), foi o tema do pronunciamento do deputado Adjuto Afonso (PDT). O deputado agradeceu o apoio do presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), e o esforço de todos os servidores envolvidos na produção do encontro.
O deputado Augusto Ferraz (DEM) trouxe a questão da qualidade e estrutura dos portos instalados nos municípios do interior do Amazonas. Segundo Ferraz, faltam investimentos do Governo Federal.
A visita do governador Wilson Lima ao município de Carauari, na terça-feira (18), foi tratada pelo deputado Belarmino Lins (PP), que acompanhou a viagem. Lins destacou a ação na região do Juruá, onde o governador vistoriou obras no sistema viário do município e também esteve em área de exploração de gás natural da empresa russa Rosneft. A empresa está desenvolvendo trabalhos de prospecção e exploração de gás natural na área do rio Solimões.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Hudson Fonseca/Aleam