A Escola do Legislativo Senador José Lindoso tem a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), fortalecendo sua relação com a sociedade, oferecendo formação política e educação cidadã. Seguindo esse propósito, nesta segunda-feira (24) começam vários cursos de qualificação que se estendem por toda a semana, voltados para servidores efetivos e comissionados do Parlamento Estadual, bem como público em geral.
O curso para Candidatos a Conselheiros Tutelares, Módulo de Direito Constitucional, possui duas turmas, uma no horário de 9h às 12h, e outra de 14h às 17h, foi uma iniciativa da Comissão de Educação, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB).
A gerente pedagógica da Escola do Legislativo, Paloma Chaves, explicou que a deputada buscou o apoio da Escola para capacitação dos candidatos a conselheiros tutelares, que irão ser submetidos às provas escritas no dia 3 de agosto, e o processo de eleição dos conselheiros tutelares para o período de 2020 a 2024, acontecerá no dia 4 de outubro. “A prova escrita contempla as matérias de Direito Constitucional, Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Informática”, informou a gerente, ao explicar o conteúdo oferecido pelo curso.
A participante Kívia Santana, candidata ao Conselho Tutelar da Zona Leste II, afirmou que o curso é muito oportuno e que está permitindo que ela se sinta mais preparada para servir, se eleita, à sociedade. “Cada candidato tem o compromisso com a defesa da infância e da juventude, sempre em conformidade com as legislações federal, estadual e municipal”, disse, afirmando ainda que é precisa estar atenta às inúmeras violações dos direitos das crianças e adolescentes.
O Seminário de Políticas Sobre Drogas, que acontece do dia 24 a 27, no horário das 14h, irá debater sobre as políticas de enfrentamento ao problema, considerando questões de tráfico, políticas públicas e apoio dos dependentes químicos. O evento tem como palestrantes especialistas no tema, como o delegado federal Sérgio Fontes, que é ex-secretário estadual de Segurança Pública, o médico psiquiatra Rozenval Trindade Levintal, e o deputado federal Capitão Alberto (PRB), policial militar com Pós-Graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
“Com as atividades deste evento, teremos uma visão do cenário que pode trazer um diagnóstico real do impacto das drogas e a presença dos especialistas na área de saúde e segurança pública vai enriquecer os debates”, disse o deputado Carlinhos Bessa (PV), presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da Aleam.
Outro curso que está iniciando é o de Assessoria de Comunicação com Foco na Atividade Parlamentar, que tem como orientadora a jornalista Daniela Cardoso, que é servidora legislativa, Especialista em Comunicação Empresarial e Marketing. O servidor da TV Aleam, Leandro Leite, que está participando deste curso, afirmou que aproveitou a oportunidade para adquirir mais conhecimentos sobre essa área, e por trabalhar na assessoria de comunicação da Casa, é importante estar atento a todos os aspectos da comunicação parlamentar. “Os cursos da Escola do Legislativo nos permitem atualização constante, para que possamos oferecer um serviço de excelência à população”, explicou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Rubilar Santos/Aleam