O Inova Educação, nova política educacional de São Paulo, está mexendo com o cotidiano de professores da rede. Em diversas escolas estaduais de Ferraz de Vasconcelos e Suzano, professores estão participando de um curso sobre práticas de ensino, com o intuito de fornecer novos aparatos pedagógicos para o ensino de matemática.
Idealizada pela Diretoria Regional de Ensino de Suzano, a capacitação conta com 44 participantes e já teve quatro encontros. Os próximos serão em 10 e 17 de agosto.
O curso, realizado na sede da DE, conta com 30 horas presenciais e 10 horas de conteúdo EAD. As aulas são ministradas por profissionais da rede que compartilham ideias inovadoras e experiências para inspirar novos métodos de ensino. “A ideia do curso é preparar melhor os professores para o Inova Educação e mudar um pouco o ambiente de ensino. Queremos deixar um pouco a exibição do conteúdo em sala de aula e dar novos parâmetros para os alunos”, cita a professora Marlene Batista Alves.
No primeiro dia de curso, os professores participantes montaram um portfólio online para criar um “banco de ideias” onde todos tiveram acesso a um leque de atividades que podem ser aplicadas dentro de sala de aula. A técnica foi aplicada neste ano na Escola Estadual Jacques Yves Cousteau, na qual os estudantes desenvolveram um projeto que emprega matemática e arte e desenvolve Esculturas com Palitos de Sorvete.
Nesta disciplina os alunos fazem construções com pequenas pontes com palitos de sorvete e cola branca. Para a atividade, são utilizados conhecimentos de matemática vinculados a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros. Neste ano o desafio dos alunos foi construir o castelo da Disney.
Com o banco de ideias, professores de toda a rede têm acesso a práticas inspiradoras e podem usá-las na sala de aula ou criar uma outra prática. “Temos acesso a diversas ideias que nos ajudam a pensar coisas diferentes para ensinar as matérias”, explica o professor Marco Antônio da Fonseca (matemática).
O curso de práticas de ensino é uma iniciativa da DE de Suzano para capacitar professores e adequar as disciplinas ao “Inova Educação”, um modelo pedagógico pioneiro que vai conectar as escolas à realidade dos estudantes do século 21 e será ofertado a partir de 2020 a todos os dois milhões de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede estadual de São Paulo.