28/06/2019 – SÃO PAULO – Integrantes dos Tribunais de Contas dos Estados de Roraima, Pará e Rio Grande do Sul, compartilharam esta semana, experiências vivenciadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) na realização da V Fiscalização Ordenada de 2019, que vistoriou as condições de 300 hospitais, UBS’s, UPA’s e Prontos Socorros no Estado e municípios.
Na oportunidade, o Presidente Conselheiro Antonio Roque Citadini falou sobre a metodologia implantada pelo TCESP deste 2016 e apresentou as ferramentas e inovações tecnológicas que tem colaborado para a realização das fiscalizações ordenadas.
Durante 3 dias, os representantes dos Tribunais de Contas compartilharam informações e conhecimentos junto á Presidência, Secretaria-Diretoria Geral, Diretorias de Fiscalização, Diretoria de Tecnologia da Informação e Coordenadoria de Comunicação Social.
No intercâmbio, os membros dos Tribunais tomaram contato com a metodologia, elaboração e aplicação de questionários, vistoria em campo, compilação e validação dos dados e posterior divulgação ao público e veículos de comunicação.
. Experiência
Para o Conselheiro Daniel Lavareda, do TCE do Estado do Pará, a experiência foi muito válida. Acompanhado por técnicos e auditores, ele disse que a iniciativa do TCESP servirá como modelo para futuras ações de fiscalização e auditorias a serem realizadas no âmbito daquela Corte de Contas.
“Estou muito impressionado com as ferramentas e inovações tecnológicas do TCESP, visto que a linguagem do programa é universal e se comunica com todos as ações de fiscalização nas diversas áreas”, afirmou o Conselheiro do Pará.
Daniel Lavareda destacou que o modelo implantado na Corte paulista, com vistorias surpresa e em tempo real, colaboram para o aprimoramento das ações de fiscalização e possibilitam o aperfeiçoamento nas atividades do controle externo e correção de irregularidades por parte dos entes fiscalizados.