Ouvidoria do Tribunal passa a interar rede de integração das ouvidorias públicas do Estado do Amazonas
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – AM/RR (TRT11) lançou, nesta segunda-feira (1º de julho), o projeto Ouvidoria Viva, que visa estreitar os laços entre a instituição e a sociedade. Na ocasião, o Tribunal também assinou o termo de adesão à Rede de Ouvidorias do Amazonas. O evento foi realizado no auditório do Anexo Administrativo, localizado na Av. Tefé, 930, térreo – Praça 14 de Janeiro.
O presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso, fez o discurso de abertura e ressaltou a importância do papel das ouvidorias como ferramentas à disposição do cidadão para a solução de suas demandas.
“Sabemos que a Ouvidoria é a ligação mais sensível do poder público com a sociedade e o lançamento do Projeto Ouvidoria Viva é mais uma ferramenta que se coloca à disposição da sociedade. É mais um canal de acesso, o que se pode resumir em duas palavras: prioridade e efetividade. Prioridade no atendimento ao cidadão e nas demandas que são encaminhadas pelo sistema de ouvidoria, e efetividade nas respostas a essas demandas apresentadas”, enfatizou o presidente do TRT11.
Para a corregedora e ouvidora do TRT11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, a Ouvidoria Viva tem por objetivo não só esperar que o cidadão se dirija à Justiça do Trabalho para fazer sua manifestação, mas sim levar até o cidadão a Justiça do Trabalho, principalmente por meio de ações itinerantes em bairros de Manaus, e também no interior do Estado do Amazonas e em Boa Vista/RR.
Durante o evento, também ocorreu a assinatura do termo de adesão à Rede de Ouvidorias do Amazonas, que tem como proposta compartilhar informações e experiências relacionadas ao atendimento ao público.
O presidente de honra da Rede de Ouvidorias do Amazonas, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Xavier Desterro, congratulou o TRT11 por fazer parte da Rede e ressaltou que a principal vantagem da integração das ouvidorias públicas é o compartilhamento de informações. “Quando chega uma demanda para o Tribunal de Contas, que não é da sua competência, ela é reencaminhada para o órgão adequado, e isso só é possível por meio da integração entre as ouvidorias. Assim nós não frustramos a expectativa daquele que está fazendo a sua manifestação”, disse.
Também participaram do evento a coordenadora da Rede de Ouvidorias do Amazonas Fabiana Pacífico Seabra, Monaliza a superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Amazonas (CGU-AM), Mona Liza Prado Benevides Ruffeil; além de magistrados e servidores do TRT11.
Pesquisa de satisfação
O projeto Ouvidoria Viva está dividido em dois momentos. Inicialmente, vem sendo realizada pesquisa de satisfação com o público externo mediante questionário on line e presencial, coletando informações e sugestões dos reclamantes, reclamados, advogados e procuradores que comparecerem à sede do Tribunal, aos Fóruns Trabalhistas de Manaus e de Boa Vista no período de abril a junho deste ano.
Também está sendo objeto de pesquisa em idêntico formulário o interior dos estados do Amazonas e de Roraima por ocasião das diligências no Programa Justiça Itinerante da Corregedoria Regional.
Idêntico procedimento será adotado nas dez Varas do Trabalho do interior do Amazonas e nas três Varas de Boa Vista.
Diálogos com a Ouvidoria
Em um segundo momento, terá início a atividade denominada “Momentos de Diálogos com a Ouvidoria”, ocasião em que a Ouvidoria Regional do TRT11 realizará reuniões com os gestores das unidades visando apresentar seu trabalho, competência e objetivos, mostrando que a Ouvidoria é um canal aberto e constante de acesso ao Tribunal.
Com o objetivo de integrar a Ouvidoria aos objetivos traçados pelo Regional, também farão parte dos Momentos de Diálogos com a Ouvidoria as Comissões voltadas ao atendimento das necessidades do público interno e externo do Tribunal: Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro, Gestores Regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e a Comissão de Gestão Socioambiental do TRT 11ª Região.
Essas ações fortalecem o relacionamento com a sociedade. “A implantação do projeto Ouvidoria Viva no TRT11 moderniza o modelo de atuação da Ouvidoria, pois os cidadãos valorizam, cada vez mais, as instituições que realmente ouvem o que eles têm a dizer sobre seus serviços”, salienta a juíza auxiliar da Corregedoria, Edna Maria Fernandes Barbosa.
Canais de manifestação
As manifestações dirigidas à Ouvidoria do TRT11 podem ser tanto do público interno quanto externo.
Além do atendimento presencial, que ocorre provisoriamente no gabinete da desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, no 5º andar do prédio-sede, localizado na Av. Visconde de Porto Alegre, 1265, bairro Praça 14 de Janeiro, Manaus (AM), o contato com a Ouvidoria do TRT11 também pode ser realizado pelos telefones (92) 3621-7317 e 0800 704 8893, pelo aplicativo Ouvidoria TRT11 disponível no Google Play ou App Store, bem como por intermédio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Confira Galeria de Imagens.
ASCOM/TRT11
Texto: Andreia Nunes e Paula Monteiro
Fotos: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel. (92) 3621-7238/7239