A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vai passar a acompanhar as operações de retirada de veículos abandonados/nas ruas da cidade, realizadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
A informação é do presidente da Comissão, vereador Rosivaldo Cordovil/do Podemos. De acordo com o parlamentar, o objetivo é ajudar a conscientizar à população sobre os impactos que os veículos abandonados nas podem acarretar na mobilidade e também à saúde.
Rosivaldo Cordovil lembra que os carros abandonados se tornam criadores de mosquitos transmissores de uma série de doenças, como, por exemplo, dengue, zica e chikungunya. “A cidade de Manaus tem muitos carros, sucatas que ficam, muitas das vezes, abandonados nas vias da cidade, atrapalhando o trânsito, atrapalhando a vida de muitas pessoas, acumulando água, acumulando lixo, também, por isso, é grande importância esse trabalho do Instituto de Mobilidade Urbana”, defende.
Segundo o diretor de Operações e Fiscalização do Instituto, Stanley Ventilari, durante está semana os agentes do IMMU recolheram seis carros abandonados, em ruas do bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e as ações, serão intensificadas. O objetivo de afastar o risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito.
O diretor do IMMU explica que o trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em várias etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação da população, feita por meio do telefone do Plantão do Trânsito (0800 092 1188).
Na fase seguinte, os agentes, então, fazem uma lista com a programação de remoção, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja retirada da via. Dois dias depois, voltam aos endereços e guincham os veículos.
Texto: Dora Tupinambá
Foto: Altemar Alcantara/Semcom e Robervaldo Rocha – Dircom/CMM