Entraram em circulação, nesta quarta-feira (10), doze trens da série 7000 no ramal da CPTM, que terá uma nova estação
Nesta quarta-feira (10), o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou o começo da operação de doze trens modernos da série 7000 para a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que beneficiam os moradores da região do ABC.
Entre os principais benefícios aos passageiros, a frota renovada oferece a facilidade no embarque e desembarque, pois cada vagão dessas composições possui quatro portas. Nos vagões do trem antigo, eram apenas duas portas.
“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos trens, permitindo com essa remodelação fazer a substituição integral dos trens da Linha 10-Turquesa. Agora, os usuários passarão a contar com trens mais modernos, com mais conforto para a população que se dirige do ABC até a capital”, ressaltou Rodrigo Garcia.
A Linha 10-Turquesa passa a contar com o total de 18 trens mais modernos operando na linha, sendo seis da série 7500. Os trens mais antigos vão para a reserva, de modo a serem usados em eventualidades.
Tecnologia
A comunicação da CPTM com os passageiros dentro do trem também ficou mais eficiente. Além de um sistema de som mais avançado tecnologicamente, cada vagão conta com monitores para mensagens visuais. O ar-condicionado dessa frota possui um sistema de distribuição melhor do que os antigos.
Outra novidade para os 390 mil passageiros que utilizam a linha diariamente é a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. A conclusão das obras possibilitará a redução do intervalo entre os trens. Também estão sendo feitas reformas de acessibilidade nas estações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Os passageiros da Linha 10 também ganharão outra estação de trem. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implantação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.
Todas as melhorias fazem parte do plano de mobilidade do Governo do Estado para a região do ABC.
Frota de reserva
As 12 composições modernas vão substituir as da série 2100, que serão mantidas como frota de reserva. Conhecidos como os trens espanhóis, eles foram os primeiros com ar-condicionado da CPTM.
Os veículos foram fabricados em 1974 na Espanha para realizar percursos de média e longa distância. Após doação do governo espanhol e reforma da CPTM, as composições entraram em operação em 1998 no território paulista.
Entraram em circulação, nesta quarta-feira (10), doze trens da série 7000 no ramal da CPTM, que terá uma nova estação
Nesta quarta-feira (10), o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou o começo da operação de doze trens modernos da série 7000 para a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que beneficiam os moradores da região do ABC.
Entre os principais benefícios aos passageiros, a frota renovada oferece a facilidade no embarque e desembarque, pois cada vagão dessas composições possui quatro portas. Nos vagões do trem antigo, eram apenas duas portas.
“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos trens, permitindo com essa remodelação fazer a substituição integral dos trens da Linha 10-Turquesa. Agora, os usuários passarão a contar com trens mais modernos, com mais conforto para a população que se dirige do ABC até a capital”, ressaltou Rodrigo Garcia.
A Linha 10-Turquesa passa a contar com o total de 18 trens mais modernos operando na linha, sendo seis da série 7500. Os trens mais antigos vão para a reserva, de modo a serem usados em eventualidades.
Tecnologia
A comunicação da CPTM com os passageiros dentro do trem também ficou mais eficiente. Além de um sistema de som mais avançado tecnologicamente, cada vagão conta com monitores para mensagens visuais. O ar-condicionado dessa frota possui um sistema de distribuição melhor do que os antigos.
Outra novidade para os 390 mil passageiros que utilizam a linha diariamente é a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. A conclusão das obras possibilitará a redução do intervalo entre os trens. Também estão sendo feitas reformas de acessibilidade nas estações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Os passageiros da Linha 10 também ganharão outra estação de trem. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implantação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.
Todas as melhorias fazem parte do plano de mobilidade do Governo do Estado para a região do ABC.
Frota de reserva
As 12 composições modernas vão substituir as da série 2100, que serão mantidas como frota de reserva. Conhecidos como os trens espanhóis, eles foram os primeiros com ar-condicionado da CPTM.
Os veículos foram fabricados em 1974 na Espanha para realizar percursos de média e longa distância. Após doação do governo espanhol e reforma da CPTM, as composições entraram em operação em 1998 no território paulista.