A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deve sabatinar em agosto quatro candidatos a embaixadores do Brasil. Os relatórios com as mensagens presidenciais foram lidos nesta quarta-feira (17), quando o presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), determinou a convocação dos indicados. Na ocasião das sabatinas, a CRE deve votar os relatórios que, em seguida, serão enviados ao Plenário.
Maria Laura da Rocha deverá representar o Brasil na Embaixada da Romênia. O parecer favorável foi elaborado pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) e lido pela senadora Soraya Tronicke (PSL-MS). Segundo a relatora, Maria Laura tem as condições requeridas para o cargo, inclusive, por já ter servido na Embaixada do Brasil em Roma, Moscou e Paris.
Para a Embaixada brasileira em Cingapura, a Presidência indicou a bacharel em Letras Eugenia Barthelmess, ministra de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores. E para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Hungria, está indicado José Luiz Machado e Costa, diplomata de carreira do Itamaraty, que já foi embaixador no Haiti e junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). Os dois relatórios, elaborados pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC), são pela aprovação dos candidatos.
Já Ary Norton de Murat Quintella, outro ministro do Itamaraty, é graduado em Psicologia Social no Reino Unido, deverá ocupar o cargo de embaixador do Brasil junto à Malásia e, cumulativamente, junto ao Brunei. O senador Esperidião Amin (PP-SC) também elaborou parecer favorável à deliberação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)