O documentário Bombagai – 13 anos do Brasil no Haiti é uma peça de conteúdo humanitário e histórico, tendo como principal fio condutor depoimentos de militares que participaram da missão desde 2004, de autoridades brasileiras, de representantes das Nações Unidas e de personagens locais, que abordaram de forma sensível as mudanças que a presença das tropas brasileira promoveu na rotina da população daquele país, bem como as transformações ocorridas no Haiti ao longo da MINUSTAH.
A Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) foi criada por Resolução do Conselho de Segurança da ONU, em fevereiro 2004, para restabelecer a segurança e normalidade institucional do país após sucessivos episódios de turbulência política e violência, que culminaram com a partida do então presidente, Jean Bertrand Aristide, para o exílio.
Ao longo de 50 minutos, o filme mostra, por meio de imagens e depoimentos, como a missão estabilizou o país e melhorou a vida das pessoas. De assistência médica e social a construção de escolas, a participação brasileira na missão vai além do que normalmente acontece em uma Missão de Paz. Isso porque haitianos e brasileiros possuem uma relação de confiança e amizade, com laços que serão eternamente lembrados.
Nosso principal objetivo foi demonstrar que, após 13 anos, a MINUSTAH cumpriu sua missão e hoje entrega um Haiti melhor. Um Haiti que avançou na segurança, na educação, na infraestrutura. Um Haiti ainda tem muitos desafios para consolidar a sua democracia, mas que retomou a alegria e esperança ser novamente uma nação em paz. Um Haiti que voltou a sorrir, que tem música, cor, arte, dança, diversão, vida noturna, comércio, oportunidade de emprego, entre outros aspectos.
Produção:
Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação Social