O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressaltou que é muito importante um alinhamento da comunicação social do governo e do presidente da República, Jair Bolsonaro, para uniformizar o discurso de que é necessário se vacinar, usar máscara, higienizar as mãos e fazer distanciamento social para conter a covid-19.
A declaração foi feita em entrevista coletiva após a primeira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, nesta quarta-feira (31). O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.
— Uma sugestão muito rica do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de aproveitar o ensejo da Semana Santa, que é um feriado que tende a estimular aglomeração. Que possa o povo brasileiro ter a consciência de que precisa fazer o distanciamento social mesmo no feriado.
Pacheco destacou que o grupo está discutindo ampliação da possibilidade de a iniciativa privada participar de maneira mais ativa no enfrentamento da doença, com a perspectiva de aquisição de vacinas e doação de parte delas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
— Há uma ideia discutida no comitê para a possibilidade de uma inovação legislativa para uma participação da iniciativa privada.
Pacheco também afirmou ter transmitido a Bolsonaro as reflexões e reivindicações dos governadores e uma série de sugestões. Entre elas, a atualização do Plano Nacional de Imunização, com a priorização de profissionais da segurança pública e dos professores de todo o país.
Mais informações a seguir
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)