A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) uma das mais procuradas pelos vereadores da capital no encaminhamento de demandas das comunidades, como serviços de mutirões, coleta de lixo, capinação e jardinagem de praças e canteiros públicos, agora tem um setor exclusivo para receber e encaminhar as solicitações feitas pelos parlamentares.A inauguração do espaço, que funciona na sede da Semulsp, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da capital, foi nesta quarta-feira (07/4) e contou com a presença da maioria dos vereadores. No local funciona protocolo, para recebimento das demandas, presencialmente ou por meio virtual, e também de serviço de acompanhamento dos processos abertos, que permite ao parlamentar, saber a qualquer tempo, o andamento da solicitação feita por ele.
De acordo com o titular da Semulsp, Sabá Reis, o núcleo vai funcionar como uma espécie de anexo da Câmara, onde todos os parlamentares serão tratados de forma igualitária no encaminhamento de suas demandas, independente de partido ou posição política no parlamento municipal.
“Aqui a ordem e dar toda a atenção aos vereadores. Eles nos representam e nós temos a obrigação de dar suporte a atuação parlamentar de cada um deles, independente de partido, posição política na Câmara”, afirmou Sabá Reis.
Para o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), a abertura do espaço para recepção das demandas dos parlamentares é de grande simbolismo, porque fortalece a interlocução entre dois poderes fundamentais da democracia: o Executivo e o Legislativo. E beneficia a população manauara, que terá as suas demandas mais rapidamente atendidas.
O espaço tem adesivado em uma das paredes, uma imagem representativa do plenário Adriano Jorge, com a fotografia de cada um dos 41 vereadores de Manaus. Segundo Sabá Reis, a ilustração tem papel didático, para que todos os funcionários da secretaria, conheçam quem são os representantes do povo na Câmara Municipal de Manaus.
Para o vereador Peixoto (PTC), que está no primeiro mandato, a criação do núcleo vai dar celeridade ao encaminhamento das demandas trazidas pelos parlamentares fazendo com que a solução dos problemas chegue mais rapidamente às comunidades.
“A criação desse Núcleo de Apoio Parlamentar estreita cada vez mais a relação da sociedade com o Executivo e com a Câmara Municipal, porque na gestão David Almeida, diferente do que acontecia anteriormente, com os vereadores tendo dificuldade de serem atendidos nas secretarias. A gente acaba sendo uma caixa de ressonância da sociedade e, a partir de agora, com o apoio que teremos junto a Semulsp, poderemos dar uma resposta mais célere as demandas que recebemos das comunidades”, destaca, lembrando que esse é um sentimento compartilhado pela maioria dos vereadores que estão no primeiro mandato.
O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), que está no segundo mandato, tem o mesmo entendimento. Ele vê na medida adotada pelo secretário Sabá Reis, uma ferramenta que vai aproximar a população do poder público e trazer agilidade na solução das demandas da população, trazidas pelos vereadores.
“A secretaria não tem condições de receber, ao mesmo tempo, um milhão de pessoas trazendo suas demandas, mas, no momento em que é facilitado o acesso dos vereadores, que trazem os pleitos dessas comunidades, essa população acaba sendo contemplada de forma mais rápida nos seus pleitos. O secretário Sabá Reis está de parabéns por ter tido essa visão”, disse.
Bessa aproveitou o momento da inauguração do Núcleo de Apoio Parlamentar para protocolar a primeira solicitação de serviços junto a Semulsp. Uma demanda trazida pelos moradores do bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus.
Texto: Dora Tupinambá – Dircom/CMM
Foto: Assessoria de comunicação Semulsp