Durante a sessão plenária desta terça-feira (11/5) o vereador Kennedy Marques (PMN) cobrou mais rapidez na construção de pontes nas ruas do centro da cidade, mais especificamente na rua Barão de São Domingos, onde há intenso tráfego de pessoas, devido ao comércio no local.O parlamentar fez uma visita ao local a pedido dos comerciantes, na tarde de segunda-feira (10/5) e constatou que pontes já estão sendo construídas, mas que precisam se estender até o mercado municipal Adolpho Lisboa, pois o comércio local já começa a sentir os prejuízos, devido a subida das águas do rio Negro.
“Venho nessa tribuna requerer ao executivo municipal maior celeridade na construção de passarelas, que estão fazendo na rua Barão de São Domingos, e que essa passarela se estenda até o mercado Adolpho Lisboa. Gostaria que fosse dada uma atenção especial a esses comerciantes que fizeram um apelo diretamente a minha pessoa”, diz.
O vereador ressalta a importância desses comerciantes na área central, pois eles ajudam na economia da cidade, que já amargaram prejuízos com a pandemia do novo coronavírus, e agora passam por mais esse problema, que é a subida no nível dos rios anualmente e que conforme pesquisadores, este ano deve superar a marca registrada em 2012 que foi de 29,97 metros.
Subida dos rios
O estado do Amazonas passa anualmente por um fenômeno natural que é a subida dos rios, devido às chuvas que caem na região norte do país.
Com isso, os rios aumentam de volume causando prejuízos a muita gente, principalmente quem mora nas margens de rios que, dependendo da evolução da subida das águas, pode até inundar casas.
Em Manaus, alguns bairros que ficam em torno do rio negro, já sentem o prejuízo com o avanço das águas e por conta disso, para se locomover são feitas pontes, mais conhecidas como “marombas”,
A capital amazonense já decretou situação de emergência por conta da subida do rio negro, que nesta segunda-feira (10/5) chegou a 29,47 segundo a medição do Porto de Manaus e pode chegar a ultrapassar a marca recorde de 2012 que foi de 29,97 metros.
Texto: Julli Guerra – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Loi Melo - – Assessoria de Comunicação do vereador