quinta-feira, junho 26, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

SSP-AM identifica 22,3 mil registros de ocorrências feitos pela população LGBTQIA+

por marceloleite
17 de maio de 2021
no Amazonas
0
SSP-AM identifica 22,3 mil registros de ocorrências feitos pela população LGBTQIA+
0
Compartilhamentos
6
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter


Há 3 minutos
Por Agência Amazonas

Sede da Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas – Foto: Divulgação/SSP-AMDesde março do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) atualizou o sistema de Boletins de Ocorrência (B.O.) para permitir o registro de casos nas delegacias de polícia com informação da opção de gênero e nome social. Direcionada à população LGBTQIA +, a medida identificou o registro de 22,3 mil B.Os dessa parcela do público, entre março de 2020 e março de 2021.

As atualizações no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) são frutos de parceria entre a SSP-AM, a Prodam e a Polícia Civil do Amazonas. De acordo com o levantamento, as ocorrências envolvendo gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transgêneros e bigêneros representaram 9,1% do total de B.Os do período.

PUBLICIDADE

Entre março de 2020 e março de 2021, as delegacias totalizaram 243.389 boletins, sendo que em 22.388 a vítima optou por preencher o gênero sexual. Os dados se referem aos dados globais de B.O. e incluem todos os tipos de ocorrência, sendo os envolvidos autores ou vítimas.

“A identificação desse número expressivo é graças ao trabalho realizado pela SSP-AM. Essas informações são cruciais para identificarmos as reclamações através dos boletins. Esses registros serão fundamentais para definirmos no futuro as políticas públicas de combate a LGBTfobia”, explicou o chefe do Departamento de Tecnologia da SSP, delegado Bruno Hitotuzi.

Nome social e gênero

A opção de colocar o nome social e a identificação de gênero foi solicitada pelo Ministério Público. Além de ajudar a polícia a identificar os principais crimes, a mudança visa, também, melhorar o atendimento nas delegacias, pois a vítima pode ser chamada pelo seu nome social.

“Quando fazemos esse levantamento do quantitativo desse público, também verificamos o conteúdo do boletim. Podemos nos aprofundar na ocorrência, conseguimos analisar os detalhes. Temos um cuidado de identificarmos se o registro envolve esse público para podermos contabilizar como LGBT”, disse o chefe do departamento.

Entre os crimes mais registrados pela população LGBTQIA + estão os crimes de ameaça, injúria, calúnia e difamação, além de furto, roubo, estelionato e lesão corporal.

Para registrar o boletim, a vítima deve colocar, além do nome social, seu nome civil e informar seu sexo e identidade de gênero. “Na identidade de gênero tem a especificação conhecida nacionalmente como bigeneridade, cisgeneridade, homens trans, mulheres trans e transgênero, e também o nome social que vai ao boletim de ocorrência”, explicou o delegado.

Registro de Ocorrências

Fonte: Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP)

Março de 2020 a março de 2021

Total de B.Os: 243.389

B.Os público LGBTQIA+: 22.388 (9,1%)

Assuntos: Governo do Estado do Amazonas
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Proposta amplia prazo para ratificar documento de imóvel na fronteira

Proposta amplia prazo para ratificar documento de imóvel na fronteira

Recommended

Veja detalhes das obras da Linha 15-Prata do Monotrilho

6 anos ago
Em Autazes, PMAM aprende madeira ilegal durante fiscalização na AM-254

Em Autazes, PMAM aprende madeira ilegal durante fiscalização na AM-254

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia