O vereador William Alemão (Cidadania) apresentou Moção de Pesar, nesta terça-feira (18/5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pela morte do ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner, ocorrida na noite de segunda-feira (17/5), aos 79 anos, vítima de câncer. O político gaúcho, que começou a atuar no meio nos anos 1960, era considerado uma das maiores lideranças de Santa Catarina e do próprio país, pela forma diferente de governar e sempre muito brincalhão.“Trago uma notícia muito triste a esta casa, pois perdemos um grande político que foi vereador, deputado estadual, deputado federal, governador e senador por Santa Catarina. Apresento Nota de Pesar em reconhecimento à trajetória de um grande político que o Brasil perde”, justificou William Alemão, durante a sessão plenária na CMM.
Em mais de 50 anos de carreira política, Casildo Maldaner foi vereador, deputado estadual, deputado federal, governador e senador
Várias personalidades encaminharam mensagens à família do ex-parlamentar, que dedicou os últimos anos de vida para estimular as bases e apoiar as novas lideranças políticas.
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) decretou luto oficial de sete dias no estado pela morte do ex-governador.
O velório de Casildo ocorre na Assembleia Legislativa catarinense, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à covid-19. E, ainda nesta terça-feira, será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservada à família e amigos mais próximos.
Origem
Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, Casildo Maldaner nasceu em 2 de abril de 1942.
Aos dois anos, mudou-se com a família para Chapecó, no Oeste catarinense. Durante a trajetória política, além de senador e governador, Casildo foi deputado federal, estadual e vereador de Modelo, na mesma região.
O ex-governador começou a história na política em 1962. Em 1986, elegeu-se vice-governador, na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos. Tornou-se chefe do executivo após a morte do então governador em 1990. Foi eleito senador e exerceu o mandato entre 1995 a 2003 e em 2006.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado