O vereador Allan (PSC) sugeriu que as pessoas voluntárias da área de saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate ao novo coronavírus sejam incluídas no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19. A fala do vereador foi durante o grande expediente desta terça-feira (18/5) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Allan destacou que, ao conversar com estudantes universitários que se voluntariaram para trabalhar em unidades básicas de saúde e hospitais, constatou que há vários que não foram imunizados contra a Covid-19, podendo contrair o vírus e até levar para suas famílias a doença.
O vereador citou como exemplo o caso de uma estudante de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e que é voluntária no posto de vacinação na Universidade Paulista (Unip). Por não ter nenhum vínculo comprovando que ela trabalhe na área da saúde, ela não foi imunizada.
“Pelo que foi constatado, há pelo menos 100 voluntários, estudantes universitários, que não foram vacinados. Estão lá na linha de frente, desde o início”, explicou o vereador Allan.
Allan também sugeriu que os voluntários assinem um Termo de Voluntariado e leve ao conhecimento da titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, essa demanda para que eles possam ser contemplados com a vacinação.
Além dos estudantes de medicina, há também futuros fisioterapeutas, dentistas e outros profissionais que atuam no combate à pandemia e até o momento não foram imunizados. “Eles são de fundamental importância para essa engrenagem funcionar e eu acredito que eles têm que ter essa prioridade porque estão lá na linha de frente”, concluiu Allan.
Texto: Jhonny Lima – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Allan pede a inclusão de voluntários da área de saúde na vacinação contra a Covid-19 apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.