O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante) participou, nesta quinta-feira (27/5), da divulgação do resultado preliminar do processo seletivo do Bolsa Universidade, programa da Prefeitura de Manaus que oferta bolsa de estudos para pessoas sem curso superior, com renda familiar de 1,5 salário mínimo.Acompanhado de um grupo de vereadores, David Reis aproveitou a oportunidade para destacar a importância do programa que, segundo ele, “alimenta sonhos” e que, este ano, vai beneficiar mais de 16 mil pessoas com bolsas integrais e parciais de 75% e 50% em faculdades particulares da capital.
“Ingressar na faculdade reflete diretamente no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e também no crescimento pessoal. Conquistar uma bolsa de estudo alimenta o sonho, especialmente do jovem, de ter um diploma de curso superior que vai lhe garantir um diferencial significativo no mercado de trabalho”, afirmou David Reis.
O presidente também destacou o trabalho do prefeito David Almeida. “A prefeitura dá hoje mais um passo importante rumo ao progresso. E nós estamos aqui na condição de representantes do povo, para acompanhar, fiscalizar e também parabenizar mais uma ação positiva da gestão do prefeito David Almeida”, disse.
O vereador Lissandro Breval (Avante) também parabenizou o prefeito David Almeida pela gestão e destacou os números históricos registrados nesta edição o programa. “O processo já começou com números históricos, são 11 mil candidatos já selecionados, que vão poder cursar uma faculdade, ter um direcionamento profissional. E isso que a gente tem buscado nesse momento tão difícil, de qualificar pessoas para um futuro. Sem dúvida nesse ano a prefeitura de Manaus marcou um grande golaço”, afirmou.
Na ocasião, o diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Júnior Nunes, explicou que nesta primeira etapa do programa serão disponibilizadas 16 mil bolsas e que, até agora, 11.615 candidatos foram classificados, ficando mais 24 mil em cadastro de reserva.
Os classificados terão de 7 a 11 de junho para entrega da documentação e efetuar a matricula nas instituições de ensino. As vagas que sobrarem serão preenchidas por meio de segunda chamada, entre os classificados do cadastro reserva. “A gente tá seguindo mais uma determinação do prefeito Davi Almeida, de promover a inclusão socio educacional para as pessoas de baixa renda da nossa cidade, por meio do Bolsa Universidade”, afirmou o diretor-geral da Espi.
De acordo com o edital, podem se candidatar às bolsas de estudo, pessoas sem diploma de nível superior, brasileiro, nato ou naturalizado, residente em Manaus, que tenha ensino médio completo ou que vá concluir até junho de 2021. Também é exigido que tenha renda familiar de até 1,5 salário mínimo.
O candidato também precisa estar regularmente matriculado ou passível à matrícula em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa, não possuir matrícula “ativa” ou “trancada” em universidade pública e não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada.
Texto: Saulo Viégas – Dircom / CMM
Foto: Divulgação