O titular da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Parente, recebeu nesta quinta-feira (15/7) na Câmara de Municipal de Manaus (CMM) a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal.
De autoria do vereador Raiff Mattos (DC), a homenagem foi realizada no Plenário Adriano Jorge e foi acompanhada por diversas autoridades como o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o vice-prefeito Marcos Rotta e a titular da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe.
Para Raiff Mattos, o secretário de Atenção Primária vem prestando atenção especial à capital amazonense, durante a pandemia da covid-19 e que por isso, prestar a homenagem é um gesto de gratidão. “Doutor Raphael, como gestor no Ministério da Saúde, realizou diversas ações que beneficiaram a nossa cidade, ajudou a fortalecer a atenção básica sob a responsabilidade da Prefeitura. Esse é um reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados ao município”, detalhou.
Sentimento de gratidão compartilhado pelo presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), que aproveitou para destacar o empenho de Raphael Câmara em Manaus. “Pelo que ele falou hoje, pudemos de fato descobrir tudo o que foi enfrentado pelo Secretário nesse tempo em Manaus, e essa homenagem só confirma que o trabalho foi bem executado, prova disso é o patamar que nossa cidade se encontra hoje”, enfatizou.
Para o chefe do Executivo Municipal, David Almeida, a parceira formada logo no início de sua gestão com a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, só fez com que Manaus vencesse os desafios da covid-19. “O doutor Rafael esteve conosco no início de janeiro em razão da pandemia. Ele ajudou muito a cidade de Manaus. Foram mais de 108 médicos enviados para reforçar os atendimentos. Vamos fazer a reforma de 68 UBS (Unidades Básicas de Saúde), construir mais 20 de porte 4, tudo isso em parceria com o Ministério da Saúde, ainda da época do ministro Pazzuelo, e agora com o ministro Queiroga.”
Em seu discurso, o homenageado Raphael Parente, lembrou os 20 dias que esteve em Manaus durante o mês de janeiro e afirmou que o Ministério da Saúde está disposto a sempre apoiar a capital do Amazonas.
“Essa honraria foi pelo trabalho que o Ministério da Saúde fez em janeiro, tanto à época quanto agora. Tivemos muitas entregas naquele momento, talvez a principal tenha sido os 108 médicos que estão sendo pagos integralmente pelo MS até fevereiro de 2022, que permite com que todas as UBS de Manaus estejam abertas e atendendo de forma plena, afirmou Raphael Parente.
Termo de Compromisso
Ao fim da sessão, o prefeito David Almeida e Raphael Câmara, assinaram um termo de compromisso que garante o reforço de 600 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 30 equipes de saúde da família para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O termo também contempla o credenciamento de duas unidades de saúde da família, garantindo o funcionamento em horário estendido até as 21h; uma equipe de avaliação e acompanhamento das medidas terapêutica de transtorno mental e conflito com a lei e; autorização para que 87 equipes de saúde da família possam receber custeio por meio do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS).
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM