segunda-feira, agosto 25, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

No Dia do Agricultor, Governo do Amazonas destaca investimentos e avanços no setor rural

por marceloleite
28 de julho de 2021
no Amazonas
0
No Dia do Agricultor, Governo do Amazonas destaca investimentos e avanços no setor rural
0
Compartilhamentos
5
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter


Há 14 minutos
Por Agência Amazonas

Investimentos e avanços no setor rural. Foto: Divulgação/IdamEstruturar a unidade de produção familiar com o acesso ao crédito rural, assistência técnica qualificada, capacitação tecnológica e fomento das atividades produtivas estão entre as prioridades do Governo do Amazonas. No Dia do Agricultor, comemorado nesta quarta-feira (28/07), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) ressalta o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

No crédito rural, o Idam atuou, em todos os municípios do estado, na elaboração e acompanhamento dos projetos de crédito rural. De janeiro a junho deste ano, o governo estadual já investiu no setor primário mais de R$ 9,2 milhões em financiamentos, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). O recurso foi aplicado nas atividades de avicultura, pecuária, pesca artesanal, piscicultura, olericultura, extrativismo florestal, fruticultura, agroindústria, e cultivos de açaí, guaraná, café e fibras.

PUBLICIDADE

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, esse investimento só foi possível graças ao apoio, à sensibilidade e à determinação do governador Wilson Lima em ajudar o interior, descentralizar a economia rural e adotar um modelo econômico que viabiliza a emancipação política e econômica dos agricultores do Amazonas.

“Esses resultados foram possíveis porque contamos também com o comprometimento e assistência técnica dos extensionistas locais das 66 unidades do Idam nas cidades e nos distritos rurais. Existe todo um processo de reordenamento doutrinário e estratégico para esse novo momento rural que o governo está implantando no interior do estado”, enfatizou Valdenor.

Parcerias 

Para incentivar o aumento na produção de alimentos e apoiar o agricultor na transição da agricultura de subsistência para agricultura comercial, a parceria com os órgãos de ensino e pesquisa como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) possibilitou a inserção de tecnologias no campo, a exemplo da mecanização agrícola, do pastejo rotacionado, do sistema de irrigação e da implantação de variedades produtivas do café.

Os municípios de Codajás, Borba e Nova Olinda do Norte receberam investimentos estaduais para a implantação de três Unidades Demonstrativas (UDs) de açaí irrigado. A iniciativa é resultado das ações do Projeto Prioritário do Idam para a cultura do açaí, que está beneficiando famílias rurais com apoio ao fomento, assistência técnica e capacitação.

Assistência ao agricultor 

Investimentos e avanços no setor rural. Foto: Divulgação/IdamA frota de veículos do Idam foi ampliada para facilitar o deslocamento dos técnicos até as comunidades rurais mais distantes e de difícil acesso. Ao todo, 32 veículos modelo picape (Ranger e S10), orçados em mais de R$ 5,7 milhões, foram adquiridos com recursos estaduais e entregues até o momento aos municípios de Nova Olinda do Norte, Barreirinha, Manaus, Novo Remanso/Itacoatiara, Careiro da Várzea, Autazes, Manaquiri, Novo Aripuanã, Borba e Parintins.

O Instituto também adquiriu patrulhas e implementos agrícolas para apoiar agricultores na mecanização de áreas, possibilitando a troca da enxada pelo uso de máquinas eficientes. A tecnologia da mecanização, além de oportunizar o aumento da produção, evita novos desmatamentos e diminui o esforço físico do trabalhador no campo.

Assuntos: Governo do Estado do Amazonas
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Áudio: Reforma administrativa pode atingir atuais servidores públicos, afirma consultor

Áudio: Reforma administrativa pode atingir atuais servidores públicos, afirma consultor

Recommended

Reitor participa de lançamento do Projeto ‘Caboclas Kirimbaua Auaeté na Ciência’

Reitor participa de lançamento do Projeto ‘Caboclas Kirimbaua Auaeté na Ciência’

6 anos ago

Ministério da Saúde pede autorização à Anvisa para importar vacina

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia