MARCO CALEJO
HOME OFFICE
Após o período de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de São Paulo retomou as atividades do Plenário na tarde desta terça-feira (10/8). Na sessão de hoje, vereadores fizeram comunicados sobre assuntos de livre escolha. Os discursos foram feitos presencialmente e de forma virtual.
O presidente da Casa, vereador Milton Leite (DEM), abriu os trabalhos e posteriormente passou a presidência da sessão para o vereador João Jorge (PSDB).
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
O primeiro a se manifestar foi o vereador Ricardo Teixeira (DEM). O parlamentar foi nomeado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) como secretário municipal de Mobilidade e Transportes. Teixeira, que assume a pasta a partir desta terça-feira (10/8) no lugar de Levi dos Santos Oliveira, falou sobre o novo desafio e se colocou à disposição da Câmara.
“Eu sou um vereador que estarei secretário, fazendo essa ponte aqui com vocês e trabalhando pela mobilidade da cidade”, disse Ricardo Teixeira, que falou ainda. “Ninguém quer se contaminar no transporte público, então qual é o grande desafio? É criar uma velocidade no transporte público sobre pneus para que as pessoas se sintam mais tranquilas com a rapidez e a segurança, que não tenha grande acúmulo de pessoas nos ônibus”.
Já a cadeira de Ricardo Teixeira será ocupada pelo vereador Missionário José Olímpio (DEM). “Eu quero procurar defender aqui com carinho, com amor e com justiça para melhorar a vida das pessoas da periferia da cidade de São Paulo”.
Cinemateca Brasileira
Já o vereador Celso Giannazi (PSOL) pediu apoio aos demais vereadores para aprovar o PR (Projeto de Resolução) 03/2020, que cria a Frente Parlamentar em defesa da Cinemateca Brasileira.
“Que a gente aprove aqui em Plenário essa Frente em defesa da Cinemateca, discuta isso e faça uma intervenção, tomando a Cinemateca para a cidade de São Paulo. Se depender do governo federal, perderemos todo o acervo audiovisual”, falou Giannazi.
No fim de julho, um galpão da Cinemateca, localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital, foi atingido por um incêndio. A instituição é administrada pelo governo federal.
Criada em 1940, a Cinemateca Brasileira tem o maior acervo da América do Sul, com aproximadamente 250 mil rolos de filmes. A instituição preserva mais de um milhão de documentos audiovisuais, como roteiros, fotografias, cartazes, recortes de imprensa, livros e desenhos.
Jogos Olímpicos e Paralímpicos
As Olimpíadas de Tóquio também repercutiram no Plenário. A vereadora Sandra Tadeu (DEM) parabenizou os atletas brasileiros que disputaram os Jogos Olímpicos no Japão e destacou a atuação das mulheres. “De quebra, elas ainda reforçaram a constatação de que a mulher pode ser o que quiser, onde quiser e a hora que quiser. Dos 21 pódios com a presença de atletas brasileiros, nove vieram de disputas femininas”.
O vereador Faria de Sá (PP) também falou sobre as conquistas brasileiras nos Jogos e cobrou mais apoio do Poder Público aos atletas e paratletas. O parlamentar citou ainda o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, instalados na Zona Sul de São Paulo, como equipamentos fundamentais para a preparação dos esportistas do Brasil. “Precisamos valorizar cada vez mais para imprimir resultados extremamente positivos”. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam em 24 de agosto.
Também sobre as Olimpíadas no Japão, a vereadora Edir Sales (PSD) lembrou que está sendo construída uma pista de skate no Clube Arthur Friedenreich, na região da Vila Prudente, Zona Leste da capital. A parlamentar aproveitou para parabenizar os atletas da modalidade que conquistaram medalhas em Tóquio. “Três atletas do skate ganharam medalha. Quero mandar um abraço para o Kelvin, para o Pedro Barros e, principalmente, para a Rayssa, a fadinha”.
Próxima Sessão Plenária
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (11/8), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista aqui à Sessão Plenária de hoje.