Há 23 minutos
Por Agência Amazonas
Competição tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) – FOTO: Milly Barreto/FaarO Centro Universitário do Norte (Uninorte) venceu, nos pênaltis, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pela final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Etapa Estadual 2021, que aconteceu neste domingo (15/08) no Estádio Carlos Zamith, no bairro Coroado, zona Leste. A competição tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), e organizado pela da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud).
O tempo regular terminou com empate de dois a dois. Quando a decisão foi para os pênaltis, o time da Uninorte converteu mais cobranças e ficou com o título. “Queremos fomentar o desporto universitário como forma de incentivar aqueles que buscam o alto desempenho no esporte. Disponibilizamos nossa casa para a seletiva estadual e esperamos que nossos representantes brilhem a nível nacional levando o nome do estado do Amazonas”, comentou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.
Para o atacante Raphael Almeida, 24, que fez o gol da vitória, agora a expectativa é pela etapa nacional. “Estávamos muito confiantes, jogamos bem e poderíamos ter feito o resultado durante o tempo regulamentar. O time seguiu firme até a disputa de pênalti. Converter o gol decisivo foi uma responsabilidade enorme, pois o grupo depositou em mim todas as esperanças, e eu não poderia desapontá-los. Foi um jogo digno de final, e graças a Deus nos sagramos campeões. Agora é se preparar para o nacional”, comemorou o estudante de Engenharia Mecânica do centro universitário.
A etapa amazonense contou com três equipes (UniNorte, Ifam e Ufam), que se enfrentaram em um triangular que definiria os dois primeiros colocados da chave para que fosse realizado o jogo da final. O time da Uninorte classificado para o JUBs Nacional deve disputar o campeonato previsto para março de 2022, em Brasília, que por sua vez vale vaga para o sul-americano.