Há 37 minutos
Por Agência Amazonas
Curso de cultivo hidropônico de hortaliças folhosas. Foto: Divulgação/Idam O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realiza, pela primeira vez, o Curso de Cultivo Hidropônico de Hortaliças Folhosas para técnicos e extensionistas rurais de 15 municípios do estado. A capacitação iniciou na segunda-feira (16/08), com aulas teóricas no auditório da Secretaria de Produção Rural (Sepror), com a presença de 25 participantes. O evento segue até sexta (20/08) com aulas práticas em todas as etapas da atividade.
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto tem investido em capacitação tecnológica e a ideia é preparar o corpo técnico para melhor atender o agricultor familiar que precisa de orientações para melhorar sua estrutura de produção. “É muito importante começarmos a capacitação nesse setor que é essencial e universal, como a hidroponia”, enfatizou.
Segundo a engenheira agrônoma e gerente de Apoio à Produção Vegetal do Idam, Anecilene Buzaglo, o curso irá resultar na melhoria do serviço prestado aos agricultores que desenvolvem a atividade no estado, promovendo o aumento da produção e produtividade de hortaliças, principalmente, da alface. Além de possibilitar a oferta de um produto de qualidade ao consumidor.
Participam da atividade técnicos e extensionistas rurais dos municípios de Tabatinga, Tefé, Humaitá, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Maués, Presidente Figueiredo, Parintins, Coari e Manaquiri.
Na sexta-feira (20/08), agricultores familiares participarão de uma visita técnica ao cultivo hidropônico de hortaliças, onde os técnicos participantes da capacitação irão colocar em prática tudo que aprenderam, explicando todas as etapas do cultivo. A visita será realizada na propriedade rural localizada na rodovia AM-010, km 26, Vivenda Buriti.
Atividade
A hidroponia proporciona diversas vantagens, como a qualidade de produção, redução de mão de obra, alta produtividade, redução no uso de agrotóxicos e evita o desperdício de água e adubos. Nesse sistema, não se usa o solo como suporte das plantas, mas uma estrutura onde circula água e material nutritivo. As hortaliças podem ser cultivadas em pequenas áreas e ainda permanecem próprias para o consumo por mais tempo.