No Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, o vereador Peixoto (PTC) que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Bicicleta e da Proteção e Defesa dos Direitos e Interesses dos Ciclistas, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), destacou a importância do ciclismo como atividade física, meio de mobilidade sustentável e trabalho. O parlamentar lamentou as mortes de ciclistas registradas na capital do amazonense em virtude do trânsito violento.“Mais do que nunca, no dia de hoje, precisamos fazer uma reflexão das atitudes que cada um de nós tomamos diariamente no trânsito, seja como motorista, ciclista ou pedestre, todos fazemos parte do trânsito e nossas atitudes devem ser de convívio harmônico”, disse Peixoto.
A data foi criada pelo Projeto de Lei da Câmara Federal (PLC) 76/2017, de iniciativa do deputado Lúcio Vale (PR-PA), em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos que foi uma das vítimas do trânsito brasileiro, sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul em Brasília.
O parlamentar, que também é ciclista, destacou que é preciso criar novas oportunidades para promover a educação e a paz no trânsito, uma vez que “não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito”.
Peixoto chamou a atenção também para os dados do movimento coletivo ‘Pedala Manaus’, e que nos últimos 8 anos, pelo menos 30 ciclistas perderam a vida no trânsito de Manaus. Só este ano já são 4 vítimas, a última delas o ciclista Saulo que faleceu no início do mês, após ficar quase 20 dias internado depois de ser atropelado por um ônibus na Avenida Brasil, zona Oeste de Manaus.
“É preciso que a cidade avance nesta área, por isso precisamos debater o assunto, oferecer infraestrutura de apoio ao ciclista e incentivar esse meio alternativo de transporte, seja para lazer ou trabalho”, finalizou Peixoto.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – DIRCOM / CMM