O Titular Interino da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) Sr. Marco Vilella, participou na manhã desta terça-feira (04/07) da Assembleia Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Na ocasião, foram apresentados os novos Vice-Presidentes e representantes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que farão a gestão do Biênio 2023/2024. Ao longo da reunião foram debatidas ainda as regras de regulação e parâmetros para as novas concessões de energia elétrica, o programa “Gás para Empregar” e a exploração da margem equatorial.
O secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro e também presidente do FME, Hugo Leal, destacou a importância do encontro para os estados. “Estamos discutindo políticas públicas agora para atender os interesses dos estados e também debatendo decisões políticas que vão influenciar o mercado”.
De acordo com o Ministro do MME o gás é imprescindível para qualquer país, em especial para o Brasil que já é um celeiro de alimentos no mundo e tem tudo para ser o celeiro das energias limpas e renováveis.
No que diz respeito à transição energética, o Ministro do MME afirmou que só será possível com a preservação da Amazônia e que uma das metas é “melhorar a matriz dos sistemas isolados com a descarbonização planejada e criteriosa e encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade”, enfatizou.
Exploração das potencialidades do país de forma equilibrada e sustentável, combustível com mola propulsora de trabalho e renda também entraram na pauta de discussão.
Promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o encontro foi realizado na Sala Plenária da Pasta e contou com a presença de secretários representantes de diversas unidades da federação convidados pelo órgão.
Compuseram a mesa o Ministro do MME Alexandre Silveira, Hugo Leal, Deputado Federal e Presidente do FME; Efraim Cruz, Secretário Executivo do MME; Gentil Nogueira, Secretário Nacional de Energia Elétrica do MME e Thiago Barral, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME.
De acordo com o Secretário da Sedecti, Sr. Villela, com a interlocução dos estados, o fórum ganhou muito mais robustez para direcionar políticas públicas ao setor de minas e energias do país.
“Percebi uma atenção especial, não só do ministro, mas também dos Secretários Executivos do MME para a Amazônia, e em especial, para o estado do Amazonas”, observou.
“A participação do Ministro de Estado foi uma demonstração de que o governo federal vai atuar em conjunto com os Estados”, opinou.
Criado em 1995, o Fórum tem como finalidade promover o debate, apresentar projetos e estudos técnicos para criação de políticas públicas nos setores de matriz energética e mineral.