sábado, julho 26, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

Amazonas fecha mês de julho com queda de 81,2% no desmatamento

por Redação
4 de agosto de 2023
no Amazonas, Amazonas Destaque, Destaque, Destaque Linha
0
Amazonas fecha mês de julho com queda de 81,2% no desmatamento
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

O Amazonas fechou o mês de julho com redução de 81,2% na quantidade de alertas de desmatamento, segundo dados do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para o mês, foram 92,64 km² de alertas, contra 491,61 km² registrados no mesmo período de 2022.

A redução também é seguida na análise do acumulado para 2023. De 1º de janeiro a 31 de julho, a queda no número de alertas foi de 62,6%. Foram registrados 645,8 km² neste ano, contra 1.727,59 km² no mesmo período do ano passado.

Os dados do Inpe são analisados diariamente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), no intuito de subsidiar políticas públicas e apoiar as ações de combate em campo, junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O saldo tem sido positivo, segundo avalia o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

PUBLICIDADE

“É importante ressaltar que, dos sete primeiros meses de 2023, cinco deles nós fechamos com redução no desmatamento. Esse é um resultado bastante expressivo, fruto de um trabalho para atuar tanto na repressão contra os crimes ambientais, que estão cada vez mais associados a outros crimes, como tráfico de armas e drogas, e principalmente para incentivar o desenvolvimento econômico e sustentável no interior do Amazonas”, destacou.

Áreas estaduais
Além da análise por período, a Sema realiza o levantamento dos alertas registrados por categoria fundiária, que separam as notificações em áreas estaduais, – como Unidades de Conservação Estaduais e glebas estaduais -, áreas federais – entre assentamentos, Unidades de Conservação Federais, glebas federais e Terras Indígenas -, e vazios cartográficos.

Para julho, as áreas sob gestão direta do Estado somaram 13,40 km² – uma redução de 29,2% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Deste total, as Unidades de Conservação Estaduais foram responsáveis por apenas 1,60 km² (-48%), enquanto as glebas estaduais responderam por 11,80 km² (-25,5%).

No acumulado de 1º de janeiro a 31 de julho, as áreas do Estado foram responsáveis por 52,52 km² de alertas, o que também representa uma redução de 32,06%, em comparação ao mesmo período em 2022, quando foram constatados 77,30 km².

Diante dos dados, na análise atual, o Amazonas ocupa a terceira posição no ranking de alertas de desmatamento, entre os estados da Amazônia Legal.

Combate às queimadas
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) já enviou tropas da corporação para a Operação Aceiro 2023, que tem o objetivo de combater os focos de queimadas no sul do estado. Nesta quinta-feira (03/08), a corporação concluiu a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) dos bombeiros militares que irão integrar a segunda fase da ação, que inicia no dia 08 de agosto.

Ao todo, são 72 bombeiros militares e 10 viaturas, divididos em equipes de combatentes com destino aos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré, que pertencem a uma área conhecida como “arco do fogo”.

A maior parte das áreas de detecção desses focos de calor no Amazonas são terras de responsabilidade do governo federal. Desta forma, o Governo do Amazonas deve receber o apoio de bombeiros da Força Nacional, para integrar o combate nesses locais.

A Aceiro 2023 faz parte da Operação Tamoiotatá 3, que atua desde março deste ano contra crimes ambientais, com ênfase no Sul do Amazonas. O plano de ação também é composto por agentes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); brigadistas civis; Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Assuntos: AdministraçãoEstado do AmazonasGoverno do Estado do Amazonas
Redação

Redação

Próxima notícia
Secretaria de Educação participa de reunião com embaixador da Nova Zelândia no Brasil

Secretaria de Educação participa de reunião com embaixador da Nova Zelândia no Brasil

Recommended

Prevenção ao suicídio é tema de audiência na comissão de Seguridade

Prevenção ao suicídio é tema de audiência na comissão de Seguridade

6 anos ago
Vídeo: Uso de máscara: proteção individual e preocupação com o coletivo

Vídeo: Uso de máscara: proteção individual e preocupação com o coletivo

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia