A visita oficial do embaixador do embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Israel, Yossi Shelley, e sua participação na Sessão Especial proposta pelo deputado João Luiz (PRB), em homenagem aos 71 anos da Resolução da ONU que criou o Estado de Israel, marcou as atividades da terça-feira (19) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Na Sessão Plenária, presidida pelo deputado Roberto Cidade (PV), foram destaques os pronunciamentos criticando a retirada de tramitação do Projeto de Lei (PL) que cria a Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas.
Realizada durante um intervalo entre o pequeno e o grande expediente da sessão ordinária, a Sessão em homenagem ao Estado de Israel mobilizou as lideranças da comunidade judaica no Amazonas, que se fizeram presentes no plenário Ruy Araújo. O deputado João Luiz fez o pronunciamento de abertura da solenidade, destacando a aliança entre os povos brasileiro e israelense, mesmo tema que ocupou a fala do embaixador Yossi Shelley, para quem “independente de quem for o governo, o povo brasileiro e o povo de Israel sempre serão aliados”.
Na primeira parte da plenária, o depurado Serafim Corrêa (PSB) denunciou um movimento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em retaliação à Zona Franca de Manaus (ZFM) por causa da Lei de Informática, o que pode criar um sério risco para a indústria de componentes do Amazonas. O assunto foi repercutido em apartes de outros deputados e abordado em pronunciamento no grande expediente pelo deputado Saulo Viana (PPS), que apelou à bancada federal no sentido de defender o modelo.
Outro tema que ganhou repercussão no plenário foi a retirada, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) do PL n° 11.709, que cria a Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas, da Universidade Federal do Médio e Alto Solimões e institutos federais de educação, uma das principais reivindicações do Amazonas no sentido de levar desenvolvimento para os municípios das duas regiões do interior do Estado.
Álvaro Campelo (PP) defendeu que os deputados se mobilizem para pressionar o governo para que o projeto das duas Universidades seja mantido, diante da necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação no interior. Roberto Cidade disse que vai apresentar uma moção de repúdio à retirada do projeto e Saullo Vianna (PPS) lembrou o trabalho do ex-ministro da Educação, Rossieli Soares, e fez Requerimento pedindo a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da criação das duas universidades.
Participaram dos debates as deputadas Therezinha Ruiz (PSDB) e Joana Darc (PR), lamentando a suspensão do projeto das universidades federais, que seriam um grande incentivo para o crescimento das duas regiões interioranas. A Sessão Plenária se estendeu até às 13:50h, quando foi encerrada com a leitura da Ordem do Dia.