Estão abertas as inscrições para a Competição USP de Conhecimentos, a CUCo, até o dia 12 de abril. Podem participar alunos das três séries do Ensino Médio de toda a rede. O desafio é composto por duas provas aplicadas pela Fuvest, a mesma fundação responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP).
Para participar, os interessados devem preencher um formulário
A iniciativa integra o Vem pra USP!, uma parceria entre a Educação, a USP e a Fuvest para incentivar os estudantes da rede a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.
Fases
A primeira fase da competição é on-line, com 18 testes de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, ciências e matemática.
Aqueles com melhor desempenho avançam para a segunda fase, que é presencial. O conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.
Os mais bem classificados recebem prêmios. Entre eles estão monitoria de matemática pela internet com universitários uspianos; para alunos do 3º ano, a isenção da taxa do vestibular da Fuvest que no ano passado custou R$ 170 reais; certificados; para alunos do 1° e 2° anos, bolsas Santander de iniciação científica na Universidade; oportunidade de concorrer a vagas de estágios do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); visitas à USP e prêmios para os professores, escolas e grêmios estudantis.
Inscrição e provas
Para a inscrição, os estudantes precisam preencher um formulário e informar o número do CPF e RG. O modelo é o mesmo da prova do vestibular da Fuvest. Depois de realizar a inscrição, até 12 de abril, o participante da CUCo pode fazer a prova on-line a qualquer hora do dia entre 22 e 26 de abril.
A segunda etapa é para quem conquistou um bom desempenho na prova pela internet. Ela será no dia 6 de junho, às 8h, na própria escola onde o jovem estuda.
No ano passado, cerca de 50 mil estudantes participaram da CUCo. Destes, 352 foram aprovados no vestibular da Fuvest. Todos são alunos de escolas públicas de São Paulo, mas não necessariamente da rede estadual.