Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 186 anos!
A história da Polícia Militar no Brasil começou na época do Império, quando foi criada no Rio de Janeiro em 1809 a ‘Guarda Real de Polícia’. Em São Paulo, foi pela lei do então presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, que surgiria no dia 15 de dezembro de 1831 o Corpo de Guardas Municipais Permanentes.
Tobias de Aguiar tornou-se o patrono da corporação, que durante anos foi conhecida como Força Pública do Estado de São Paulo, composta pela Guarda Nacional, Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros.
Dentro do Província e, depois, do Estado de São Paulo, a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo. A corporação, ao longo dos anos, consolidou-se na sua função primordial de manter a ordem pública.
A transformação das antigas guardas ocorreu a partir da Constituição Federal de 1946, quando as Corporações dos Estados passaram a ser denominadas como Polícia Militar, exceto no Estado do Rio Grande do Sul que preferiu manterá de nominação de Brigada Militar.
São mais de 400 mil policiais militares em todo o território nacional, sendo São Paulo o maior contingente, atualmente com efetivo de 90 mil homens e mulheres, incluindo o Corpo de Bombeiros.
#IssoéPM
#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP