O evento, que começa nesta quarta-feira (27) e vai até sábado (30), contará com a presença de especialistas de várias partes do mundo.
O juiz Adalberto Carim Antônio, titular da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), fará a palestra magna do I Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia, que começa nesta quarta-feira (27). Com o tema “Biodiversidade, Conhecer para Preservar”, o congresso tem o objetivo de trazer à tona problemas relacionados às questões ambientais e discutir seus efeitos no mundo.
O evento é uma realização do Instituto Gaviam da Amazônia (GAVIAM), em parceria com a VEMAQA, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Southeast Missouri State University – SEMO e Instituto SOKA.
Durante o congresso serão apresentados diversos trabalhos e estudos sobre o tema, além de diversas oficinas e minicursos ministrados por estudiosos no assunto. Essas atividades têm a finalidade de apresentar soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente, sempre procurando o equilíbrio entre o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e o meio ambiente, de forma sustentável.
“Um País com dimensões continentais como o Brasil, às vezes não olha pro seu próprio umbigo. Eu gostaria de ver a sociedade se unir aos cientistas para resolver o problema da falta de emprego por exemplo. Nós queremos uma exploração sustentável, racional e correta. Com a corrida para a descoberta de uma nova matriz econômica do Amazonas, é preciso se discutir soluções viáveis e responsáveis e esse encontro é um bom começo para tudo isso”, destacou o magistrado.
Durante o congresso acontecerá o lançamento de uma revista com artigos científicos elaborados por especialistas na área.
Na quinta e na sexta-feira (dias 28 e 29), a programção do evento inclui palestras, mesas redondas, debates e apresentações de trabalhos e contará com palestrantes nacionais e internacionais, no auditório do Bosque da Ciência (INPA), das 8h às 18h30. No sábado (dia 30), das 8h às 12h, acontecerão no IFAM – Campus Manaus Zona Leste, os minicursos e uma Ação Social, que tem como objetivo promover uma Campanha de Prevenção à Saúde Animal, com oferta de serviços como imunização, vermifugação e castração de cães e gatos.
Fábio Melo
Foto: Raphael Alves / Arquivo TJAM
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: tjamweb@gmail.com