Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (15), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) comentou sobre o aumento da aprovação popular do Congresso Nacional após as eleições de 2018. Os dados são da última pesquisa do Instituto DataFolha, divulgada no sábado (13). A pesquisa foi realizada no início deste mês com 2.086 pessoas de 130 municípios.
Segundo o levantamento, 22% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom o desempenho do Congresso. Para Kajuru, essa é a melhor avaliação pelo Datafolha para um início de legislatura. Ele citou com exemplos levantamentos semelhantes feitos em 2007, auferindo um índice de aprovação de 16%, e em 2015, de 11%.
Na avaliação do senador, esse cenário pode mudar caso não seja criada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores ou não seja aberto o processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
— Esse Senado não pode brincar de faz-de-conta e ignorar o que se fala nas esquinas deste imenso Brasil. Há na população uma sede de justiça e a gente tem a obrigação de ir ao encontro dessa vontade, sob o risco de desmoralização, de báratro, de precipício, de abismo desta casa, que começou a melhorar de imagem.
Kajuru ainda criticou a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes de ordenar a retirada do ar do site de notícias O Antagonista e da revista Crusoé, por terem publicado notícias contrárias ao presidente do Supremo, Dias Toffoli.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)