Durante a solenidade de abertura da programação do Maio Amarelo, pelo Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira (9), no Centro de Convenções Vasco Vasques, o deputado estadual Roberto Cidade (PV), que preside a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou que é necessário intensificar as ações e criar alternativas que ajudem a diminuir os números de violência no trânsito.
De janeiro a março deste ano, a Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), registrou 1.114 vítimas lesionadas por acidente de trânsito; até abril, foram 92 vítimas fatais em todo o Estado. Em Manaus, nos mesmo período, foram registradas 54 mortes em acidentes de trânsito. O levantamento foi feito pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Alguns dos principais cenários destes casos são as avenidas Autaz Mirim, Cosme Ferreira e Camapuã, localizadas na Zona Leste da capital.
“O Brasil é o 4° no ranking mundial de violência no trânsito. Criar projetos e apoiar políticas públicas que mudem essa realidade é nossa obrigação. Somente no Amazonas, são milhares de pessoas lesionadas e centenas de mortos. Somente com a conscientização de todos é que conseguiremos maior eficiência nas campanhas”, declarou Roberto Cidade.
Ainda durante a solenidade, o deputado lembrou das constantes operações Lei Seca, realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), nas principais vias da capital, e que tem ajudado a diminuir os números de acidentes.
“Apesar da criação de um mês para discutir os cuidados com o trânsito, as ações precisam ser desenvolvidas o ano todo, por isso quero parabenizar o Detran Amazonas que todos os finais de semana realiza a Operação Lei Seca, abordando centenas de condutores, coibindo a combinação de bebida e direção, ao mesmo tempo que se torna um reforço para a segurança pública nas ruas da capital”, concluiu.
Em Manaus, as principais causas de acidentes com mortes são: excesso de velocidade, bebida e uso de celular no volante, respectivamente nessa ordem.
Sobre a programação do Maio Amarelo
Durante todo o dia e também nesta sexta-feira (10), o Detran-AM estará no Centro de Convenções Vasco Vasques com um mutirão para entrega de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sem agendamento e emissão de Credencial para Vagas Especiais de Estacionamento, por meio de parceria com o Manaustrans. A entrega de CRLVs será feita das 8h às 18h. Serão realizadas também ações educativas para crianças e adultos, além de discussões envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Leonardo Fierro (92) 99446-4599
Fotos: Evandro Seixas