A população amazonense conta com ouvidorias em mais de 70% dos órgãos e entidades do Governo do Estado. Áreas de atuação como saúde, educação, segurança e infraestrutura agora contam com os setores de atendimento, nas respectivas Secretarias. A estruturação é resultado do primeiro trimestre de trabalho do Sistema Estadual de Ouvidorias (Se-OUV), oficializado por meio do Decreto nº 40.636, de 7 de maio de 2019.
O Se-OUV é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e tem o objetivo de resolver, junto a todos os órgãos e entidades do estado, as demandas apresentadas pelo cidadão amazonense.
Nos três primeiros meses de trabalho, a CGE contabilizou aumento de 112% no recebimento de demandas, em comparação a igual período de 2018. De janeiro a maio de 2019 foram recebidas mais de 1.000 (mil) manifestações. Para o subcontrolador-geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, o aumento no volume de demandas recebidas é atribuído a ações de aproximação do Governo do Estado à população, tanto na capital quanto no interior.
“O crescimento expressivo no recebimento de manifestações é resultado do esforço em divulgar os serviços prestados pelo Governo do Amazonas, com foco nas Ouvidorias e seu papel de buscar soluções aos problemas vivenciados pelo amazonense”, disse.
Funcionamento – Os canais de atendimento utilizados são o presencial, em cada setor de escuta nos órgãos, e o Sistema de Ouvidorias do Estado (e-OUV), que pode ser acessado por meio do site www.cge.am.gov.br.
Por meio do sistema, o cidadão pode registrar reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios. As manifestações também podem ser enviadas para o número de WhatsApp (92) 99480-8446.