Nesta quarta- feira (29), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), se pronunciou na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), referente a situação precária do Saneamento Básico no Amazonas.
O parlamentar coordena na Assembleia o GT- Grupo de Trabalho que debate sobre Saneamento básico, que é o conjunto de medidas adotadas para tratar da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem fluvial das cidades.
Para Sinésio, que é presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, é necessário acompanhar a formulação e execução dos planos de saneamento básicos dos governos municipais e estadual, de acordo com a Constituição Federal, porque “o saneamento básico é prioritário para a povo, mas tem horas em que as autoridades não investem no setor porque é uma coisa que não aparece, que fica escondida embaixo da terra” explicou.
Campos também relatou que antes não existia uma legislação que tratasse sobre saneamento básico, citando que defende que seja aplicada a Política de Saneamento Básico no Amazonas, estabelecida pela Emenda Constitucional nº 93 de 5 de maio de 2016, de autoria do deputado e já incluída na Constituição do Estado.
“No dia 3 de Junho nosso mandato se fará presente no município de Parintins e desde já afirmamos que estaremos realizando Audiências Públicas nas Câmaras Municipais para debater e buscar soluções auxiliando, fiscalizando e principalmente cobrando que seja aplicado a política do saneamento inexistente nos municípios e na Capital”, finalizou Campos.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013