O senador Lasier Martins (Podemos-RS) disse nesta terça-feira (25), em Plenário, que o combate à corrupção no Brasil pode sofrer um golpe nesta quarta-feira (26), caso seja discutido e votado, pelos senadores, um projeto de lei que trata do abuso de autoridade.
Ele lembrou que esse projeto (PLC 27/2017) é originário da proposta de iniciativa popular intitulada Dez Medidas Contra a Corrupção, que chegou ao Congresso Nacional em 2015.
Só que, como avaliou Lasier, ao ser analisada pela Câmara dos Deputados, a proposta original foi desvirtuada e, ao deixar em segundo plano os instrumentos para combater a corrupção, passou a estabelecer, em dois artigos, regras para punir juízes, integrantes do Ministério Público e da polícia, com o objetivo de intimidar autoridades.
— Que se eliminem desse projeto os artigos oitavo e nono, porque esses artigos subvertem, enganam, acobertam as verdadeiras intenções de seus propugnadores, que querem, isto sim, perseguir juízes, ameaçar juízes, promotores, procuradores, revisar processo [do] Sergio Moro, quando aqui não é o local nem a hora, em vez de atender à reivindicação popular da iniciativa — alertou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)