O Brasília Open, torneio de Tênis em Cadeira de Rodas, vai até este domingo (7) no Brasília Country Club. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Tênis, e a entrada é gratuita.
O torneio é disputado em quatro categorias de nível ITF 2 (de maior pontuação da América Latina) – Open Masculino, Open Feminino, Quad e Júnior. Além dos brasileiros, participam atletas dos Estados Unidos, da Argentina, Guatemala, do Reino Unido, Canadá, Peru e Chile.
Segundo o coordenador-geral do Confederação Brasileira de Tênis, Flávio Santos, são cerca de 62 atletas na competição “Temos a participação de vários atletas brasileiros e de outros países, para que os melhores possam garantir sua vaga nos Jogos Paralímpicos do Japão”.
A atleta Ana Caldeira disse que seu principal objetivo na competição, é somar pontos para representar o Brasil no mundial. “Quero passar algumas rodadas no torneio e somar pontos para representar o Brasil em um mundial ou uma Paralimpíada”. Para ela, o tênis em cadeira de rodas tem recebido grande reconhecimento no país.
O atleta Jadiel Sousa, que está em seu 5° torneio este ano, afirmou que fará tudo para chegar às finais.
Rafael Medeiros, que joga há 14 anos, disse que quer também atingir boa pontuação para ir à Paralimpíada de Tóquio. Acrescentou que, com a prática do tênis, se sente saudável tanto fisicamente quanto mentalmente.
Gustavo dos Santos está em seu primeiro torneio e tem muita expectativa para os jogos Paralímpicos de Tóquio “Tenho a esperança de ficar com uma boa classificação e ir para o meu primeiro mundial”.
Os atletas buscam classificação para os Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru. Na próxima segunda-feira (8), a Confederação Brasileira de Tênis divulgará um ranking, que serve como ponto de corte para os atletas em busca de vagas.
*Estagiária, sob a coordenação da editora Graça Adjuto