Durante sessão plenária desta segunda-feira (29/3), a Câmara Municipal de Manaus recebeu a visita do deputado federal, Marcelo Ramos, do Partido Liberal (PL). Ex-vereador da capital, o vice-presidente da Câmara dos Deputados e nome mais influente da bancada federal do Amazonas.“A Câmara é a casa do povo. A Câmara é o poder mais próximo dos problemas do dia a dia da população. Pra mim é uma alegria está aqui, ouvi os vereadores e colocar o meu mandato como instrumento de melhoria das condições de vida da população da cidade de Manaus”, falou o deputado.
O presidente da casa, vereador David Reis anunciou a presença do parlamentar federal, fazendo convite para ele compor a mesa, juntamente com a mesa diretora. Reis ressaltou que após o deputado assumir a primeira vice-presidência na Câmara, hoje o nome dele, é o mais influente da bancada do Amazonas em Brasília.
“É uma honra esta casa receber a visita do deputado Marcelo Ramos. Ele tem defendido a nossa região e o polo industrial de Manaus, com muita propriedade. Hoje é um dos mais influentes da bancada do Amazonas e antes de assumir a primeira vice-presidência, ele teve destaque na condução da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e continua levantando pautas importantes, principalmente em defesa da Zona Franca de Manaus e do polo industrial nacional. Ficamos ainda mais felizes, porque o deputado começou a carreira política aqui, na Câmara Municipal de Manaus”, falou o presidente durante o pequeno expediente.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcelo Serafim (PSB), esteve ao lado do parlamentar federal quase toda sessão. Os dois conversaram sobre a defesa da Zona Franca de Manaus. Para o vereador, o papel do deputado no congresso nacional é fundamental na articulação política do estado do Amazonas.
“A visita do deputado Marcelo é sempre muito bem-vinda. Ele foi vereador aqui nesta casa, deputado estadual na assembleia, e agora, deputado federal e vice-presidente da Câmara dos deputados, que é um cargo imensamente importante para as negociações das pautas relativas ao nosso estado”, comentou o vereador parabenizando o deputado e o Amazonas por ter um parlamentar tão qualificado representando o nosso estado em Brasília.
Para o vereador Diego Afonso (PSL), a Câmara tem pautas importantes de interesse da bancada federal, como a criação da Comissão Especial de Recuperação Econômica, que vai levantar discussões como a reforma tributária e ainda sobre os ataques sofridos pela Zona Franca de Manaus.
“Eu conversei com o deputado Marcelo Ramos, justamente, sobre a união dos poderes. Fiz um convite para que ele participe da primeira reunião, assim que a comissão for instalada. A recuperação econômica, a geração de emprego e renda são assuntos pertinentes para garantirmos o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou Afonso.
O vereador Rodrigo Guedes (PSC), sugeriu com a vinda do deputado Marcelo Ramos à câmara, a criação de uma força tarefa com a união de vereadores, deputados e senadores em defesa do Polo Industrial de Manaus.
Nesse momento em que mais uma vez o Amazonas é atacado por um decreto federal, que pode ferir de morte o nosso polo industrial de Manaus, a gente precisa intensificar essa relação, não é porque é um assunto de âmbito federal, que a gente vai se omitir. Eu aprovei junto com os votos dos vereadores, uma moção de repúdio contra esse decreto federal. A força tarefa vai unir forças pra defender o Amazonas dos sucessivos ataques”, afirmou Rodrigo.
Defesa da Zona Franca
Durante visita, Marcelo Ramos falou também do trabalho na bancada federal em Brasília e ressaltou o posicionamento dele contra a redução do imposto de importação pelo governo federal. Segundo ele, o parque industrial nacional corre sério risco de uma concorrência injusta do Brasil com o mercado internacional.
“O imposto de importação ele tem que ser reduzido de forma calibrada, com a redução do custo Brasil. Do jeito que o governo federal está fazendo, nós vamos desmontar o parque industrial nacional. Eu apresentei um projeto de decreto legislativo, que é o instrumento para cancelar a resolução da Câmara de Comércio Exterior que autorizou essa redução”, enfatizou Ramos.
Marcelo falou ainda das restrições a PEC 45, Projeto de Emenda à Constituição, que propõe a unificação de cinco tributos sobre o consumo. Ele afirma, que o projeto fere de morte a Zona Franca de Manaus.
“Primeiro, porque ela impede qualquer subsídio fiscal, ou seja, ela proíbe qualquer renúncia fiscal e sem renúncia fiscal não existe Zona Franca. Além do mais, ela acaba com ICMS, ao acabar com ICMS, ela tira a possibilidade também, de que você tenha renúncia de ICMS, que muitas indústrias que estão aqui, só estão porque tem renúncia de ICMS. E por outro lado, ela também muda o momento da apuração do imposto da origem pro destino, o que significa que Manaus produz muito, mas consome pouco. Nós teríamos uma queda de 50% no orçamento do estado do Amazonas, com a aprovação da PEC 45. Eu não posso concordar com algo que faz mal para o meu estado”, concluiu o deputado.
Glória assume liderança
A visita do deputado foi realizada após convite da vereadora Glória Carrate (PL), mesmo partido de Marcelo Ramos. Ela contou que foi escolhido para ser líder do partido na Câmara Municipal de Manaus.
“Ele aproveitou o dia de hoje, nessa visita e me indicou como líder do PL. É uma honra muito grande, eu como mulher ser líder de um partido com uma repercussão tão grande, até nacional. Quero agradecer a confiança dele a mim depositada e a receptividade dos vereadores nessa visita cordial”, declarou Glória.
Texto: Arthemisa Gadelha – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM