O Projeto de Lei (PL) n° 190/2021 de autoria do vereador Everton Assis (PSL), que implementa o sistema Bueiro Inteligente, que funciona como forma de prevenção às alagações que ocorrem devido as chuvas que levam lixos ocasionando a obstrução dos bueiros, foi deliberado nesta quarta-feira (19/5), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PL foi criado com base nos recorrentes casos de enchentes que prejudicam a população em geral.De acordo com o parlamentar, autor do projeto, o objetivo é solucionar um problema antigo que causa alagamentos nas alamedas e vias da cidade. “Em Manaus chove com frequência e junto com lixo que despejados em qualquer lugar, acabam causando o entupimento dos bueiros, prejudicando a população,” destaca Everton.
No documento, o parlamentar relata que as cidades de São Paulo e Curitiba já implantaram o Bueiro Inteligente Sustentável. “Manaus tem muitos problemas de infraestrutura para resolver e muitas vezes não conseguimos dar conta, principalmente na limpeza de bueiros em períodos de chuva, os comerciantes do Centro sofrem todos os anos com esse transtorno,” relata o vereador.
Bueiro Inteligente Sustentável
O sistema consiste em um cesto coletor termoplástico, com alças laterais produzida em diversas medidas de acordo com cada bueiro, com capacidade para 300 litros, peneirando os detritos e permitindo apenas a água passar, a fim de facilitar o trabalho de limpeza, remoção e manutenção. Ainda conta com um software que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade.
O parlamentar ressalta em defesa do seu projeto que os ganhos são enormes, pois os lixos que são retidos nas cestas do bueiro inteligente, não chegam aos rios e igarapés, reduzindo assim a poluição e trabalha a sustentabilidade, já que 40% do lixo coletado podem ser reciclados gerando empregos e renda para a população.
O Projeto de Lei está em tramitação e foi encaminhado para 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para então seguir para votação em plenário.
Texto: Andreza Miller – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM