O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador David Reis (Avante) prestou nesta quarta-feira (19/5) homenagem ao Dia do Gari, com a entrega de diplomas de honra ao mérito aos garis em agradecimento pelos serviços prestados à sociedade manauara.De acordo com o parlamentar é preciso reconhecer o trabalho desenvolvido pela secretaria e pelos profissionais que se superam diuturnamente para realizar suas tarefas, muitas vezes em situações excepcionais. “São profissionais que não pararam durante a pandemia da covid-19, colocando suas vidas em risco muitas vezes, e essa é apenas uma singela homenagem por tudo o que eles representam para nossa cidade”, enfatizou.
Na sessão, além dos 25 garis que receberam diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados, o vereador David Reis também entregou uma placa em homenagem a dedicação do gerente de limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) Antônio Lopes.
A maioria dos vereadores presentes aproveitaram o momento para elogiar o trabalhado desenvolvido pelo titular da Semulps, Sabá Reis, que mesmo acometido pela covid-19 no início de sua gestão, tem, segundo os parlamentares, atuado de forma incansável.
Para Rosivaldo Cordovil (PSDB), o empenho pode ser visto nas ruas da cidade. “Por onde andamos vemos os profissionais da limpeza, seja varrendo, capinando, trabalhando na poda de árvores, pintando meios fios, e isso é reflexo de um grande trabalho”, disse.
O trabalho desenvolvido pela Semulsp nos cemitérios e igarapés também foi elogiado pelo vereador doutor Eduardo Assis (Avante). “Essa limpeza nos igarapés, principalmente nessa época de cheia, tem sido fundamental para quem mora nesses entornos, e os cemitérios organizados e limpos, mostra o quanto o Sabá Reis tem se esforçado”, parabenizou.
Organização enfatizada pelo líder do governo municipal na Casa, vereador Marcelo Serafim (PSB) que destacou a dimensão atingida pela atual gestão da Semulsp. “Reconhecemos o patamar atngido por esta pasta e todos os profissionais são responsáveis por isso, e tudo isso precisa ser reconhecido na gestão de Sabá (Reis), que é um orgulho para essa Casa, para seus familiares e amigos”.
Durante seu discurso, Sabá Reis se emocionou em diversos momentos, principalmente ao lembrar de quando foi acometido pelo coronavírus. “Eu passei por um momento muito difícil, fui parar na UTI por 16 dias, e essa doença deixa sequelas. Passei 40 dias afastado da secretaria e todos os dias eu esperava sair daquela situação”, discursou emocionado.
O secretário aproveitou o momento para parabenizar todos que trabalham com ele e que tem se dedicado pelo bem de Manaus. “Cada servidor da Semulsp tem se esforçado o máximo para deixar nossa cidade cada vez mais linda em todos os aspectos e quero dedicar toda homenagem a cada um”, salientou.
Ao fim da sessão solene, o grupo Gari da Alegria, grupo de conscientização da Semulsp, cantou músicas de conscientização sobre os cuidados com o lixo, com o meio ambiente e o papel do cidadão nesse processo.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM