NATALIA DO VALE
HOME OFFICE
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude realizou nesta quinta-feira (2/6), sua 4ª reunião ordinária virtual de 2021. Estiveram presentes as vereadoras Ely Teruel (PODE), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) e Juliana Cardoso (PT). A reunião foi presidida pela vereadora Janaína Lima (NOVO).
Plano de Trabalho
Durante a reunião, a presidente da Comissão, vereadora Janaína Lima (NOVO), apresentou um plano de ação para o colegiado. A proposta conta com a divisão de temas em eixos de trabalho, que serão debatidos pela Comissão com a participação de representantes de diversos setores da sociedade. Dentre os temas contemplados estão: violência contra crianças e adolescentes, exploração sexual, espaços de lazer, empregabilidade, dentre outros.
Segundo a vereadora, o plano de trabalho visa organizar as ações da Comissão orientando a atuação dos vereadores em projetos relevantes para as crianças, adolescentes e também para a cidade. “O papel da Comissão é ouvir, discutir e buscar soluções. Pensei em um plano que contempla a discussão de assuntos importantes considerando sempre as contribuições que todos os envolvidos na defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes possam oferecer”, explicou.
A vereadora Ely Teruel (PODE) elogiou o plano de trabalho apresentado pela colega e falou da importância dos trabalhos da Comissão: “O plano é sensacional porque considera a opinião e os conhecimentos que os nossos convidados trazem. Eles são bastante renomados e contribuem muito com o nosso trabalho. Essa Comissão levanta temas extremamente importantes para o futuro das nossas crianças e jovens. Eu aprendo muito com cada fala de um convidado e acredito que somando todos os esforços e conhecimentos faremos a diferença”.
Sugestões das vereadoras
Para a Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), a proposta é boa, mas faz-se necessária também a definição de um método de ação. “Embora os eixos e os temas sejam fundamentais e importantes para termos bons resultados, eles precisam estar ligados a um método, um modelo de trabalho. Outro ponto que acho fundamental é buscarmos as redes de proteção do próprio município que estão sempre em contato com as nossas crianças e adolescentes para estarem próximas da gente no debate. Eles sabem quais são os dilemas, as questões fundamentais que podem ser acolhidas pela política pública”.
Durante sua fala, a vereadora Juliana Cardoso (PT) apresentou sugestões e propôs algumas adequações à proposta inicial: “Esse trabalho na Comissão é bastante significativo para mim por toda a minha trajetória, minha vivência na área, por isso, sugiro que alguns temas tenham prioridade no debate como os PLs (Projetos de Lei) 90/2021, que propõe a criação de um Sistema Único de Assistência Social na cidade, e o 253/2021, que trata de crianças em situação de rua, algo que infelizmente tem aumentado nos últimos meses. Ainda pensando em qual é a melhor forma de trabalhar essas questões, acho que precisamos dialogar com as outras secretarias. Essas políticas públicas que estamos discutindo na Comissão se iniciam na Secretaria de Assistência Social, mas não e só lá. Temos que atuar em conjunto”, disse. “Por fim, faço ainda uma sugestão referente ao nosso método de trabalho interno. Seria interessante que, mesmo no ambiente virtual as reuniões contassem com a participação aberta de todos e que nossas assessorias pudessem organizar conjuntamente as reuniões da Comissão”, finalizou a vereadora.
Encerramento
Ao final da reunião, a vereadora Janaína Lima (NOVO) agradeceu as contribuições recebidas durante o encontro e pediu para que todas as sugestões apresentadas sejam compartilhadas entre os membros do colegiado para que um plano de trabalho final seja consolidado.
A íntegra da reunião pode ser assistida aqui.