O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, se reuniu na manhã de segunda-feira (6/3) com o subcorregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), Inácio de Araújo Navarro, na sede do Poder Judiciário estadual. A visita institucional teve como objetivo aproximar os dois órgãos correicionais e tratar de assuntos de comum interesse.
Nesta primeira conversa de trabalho, foi discutida a possibilidade de criação de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos correicionais para uma maior troca de informações, auxiliando na otimização de ações que fortaleçam os serviços e o bom funcionamento das Corregedorias e melhoria dos serviços públicos disponibilizados aos cidadãos.
Durante a reunião, o desembargador Jomar Fernandes comentou que o trabalho desenvolvido de forma integrada, além de gerar maior sinergia entre os órgãos correicionais envolvidos, resulta em melhores resultados. Ao final, enfatizou que o fortalecimento do diálogo entre as duas Corregedorias será muito positivo para uma prestação jurisdicional mais efetiva.
“Foi com muita satisfação que recebemos o subcorregedor-geral da DPE nesta primeira reunião e, certamente, o diálogo institucional irá gerar uma maior sinergia e aproximação entre as duas Corregedorias. Nós vivemos em um Estado com dimensões continentais e que diariamente nos desafia a implementar ações que possam driblar as dificuldades, sobretudo as relacionadas à logística e à Tecnologia da Informação no interior. Em razão disso, as parcerias são fundamentais para termos uma prestação jurisdicional mais efetiva”, comentou o corregedor.
E continuou: “queremos construir ideias junto com as instituições e órgãos parceiros para que, a partir das experiências de cada um, as atividades desenvolvidas resultem em uma prestação jurisdicional que o cidadão necessita”, acrescentou Jomar Fernandes, enfatizando que a elaboração de um Termo de Cooperação vai facilitar a troca de informações.
O subcorregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Inácio de Araújo Navarro, afirmou ter sido muito produtiva a reunião com o desembargador Jomar Fernandes e sua equipe, destacando que a missão das Corregedorias é, primordialmente, buscar uma maior efetividade na prestação jurisdicional. “Esta foi uma primeira conversa e, posteriormente, o nosso corregedor-geral, Marco Aurélio Martins da Silva, estará presente na próxima reunião para estreitar ainda mais os laços institucionais. E o nosso papel é o de observar como a atuação da nossa instituição pode ser aprimorada em prol do cidadão, portanto a parceria com a CGJ será fundamental para alcançarmos esse objetivo”, completou.
Também participaram da reunião os juízes corregedores auxiliares Áldrin Henrique Rodrigues e Rafael Cró Brito; e a secretária judiciária da CGJ, Marília Oliveira Cabral.