A Ouvidoria da Mulher do Ministério Público do Amazonas (OM/MPAM) realizou, na manhã desta quarta-feira (31/07), uma visita ao Hospital e Maternidade Chapot Prévost, localizado na Zona Leste de Manaus. A ação, parte da iniciativa itinerante da Ouvidoria, teve como objetivo a divulgação dos canais de denúncia e a busca ativa de possíveis casos de violência contra a mulher.
A ouvidora-geral do MPAM e procuradora de Justiça, Jussara Maria Pordeus e Silva, esteve presente à visita, conversando com pacientes e distribuindo kits de higiene que continham folders explicativos sobre os tipos de violência, formas de denúncia e os procedimentos a serem seguidos após uma denúncia. “Estamos dando continuidade ao nosso projeto de busca ativa e, nesse trabalho, fazemos a divulgação da atuação da Ouvidoria, além de distribuir kits de higiene às pacientes, com folders que explicam todos os tipos de violência, o que é a violência contra a mulher, quais são os canais para a realização de denúncias, o que fazer para denunciar e o que ocorre após a denúncia”, afirmou Jussara Pordeus.
Além das orientações específicas sobre violência contra a mulher, a ouvidora-geral aproveitou a oportunidade para divulgar o trabalho mais amplo da Ouvidoria do MPAM, que abrange diversas áreas como saúde, educação, direitos dos idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, meio ambiente, urbanismo, crimes e improbidade. “Divulgamos o trabalho da Ouvidoria-Geral, que trata das mais variadas questões. Mesmo quando não é atribuição do Ministério Público, nós orientamos e encaminhamos às instituições competentes para a resolução de um determinado conflito”, explicou a ouvidora-geral.
A equipe da Ouvidoria da Mulher foi recebida pela gerente de Enfermagem da unidade hospitalar, Jakelene Sampaio, que representou a diretora Sandra Lúcia Lima. “Estamos muito felizes com a visita. A equipe visitou enfermarias, conversou com pacientes, entregou kits, deu orientações e divulgou o trabalho do setor e da instituição. As portas estarão sempre abertas”, afirmou a gerente.
Com esta ação, a Ouvidoria da Mulher do MPAM reafirma seu compromisso com a proteção e o suporte às vítimas de violência, oferecendo auxílio jurídico e os devidos encaminhamentos para as promotorias criminais, além de parcerias para orientação psicológica e assistência social. Ao todo, já foram distribuídos mais de 600 kits em maternidades de Manaus, contribuindo para a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher.