sexta-feira, junho 27, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Professores da rede pública compartilham seus livros favoritos no Dia Nacional do Livro Infantil

por marceloleite
18 de abril de 2019
no Sem categoria
0
Professores da rede pública compartilham seus livros favoritos no Dia Nacional do Livro Infantil
0
Compartilhamentos
11
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Hoje, dia 18 de abril, é Dia Nacional do Livro Infantil.

Além de estimular as capacidades cognitivas e estimular a criatividade, a leitura tem capacidade ímpar de incitar o senso crítico e provocar a empatia. Ao se deparar com histórias e narrativas muito diferentes da vida de quem lê, a leitura também incita o senso crítico e provoca a empatia.

PUBLICIDADE

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, diversos professores da rede pública de São Paulo compartilharam seus livros favoritos, tanto aqueles que mais os marcaram na infância como os que faziam mais sucesso entre os alunos. Confira!

Os Cavaleiros da Távora Redonda, de Thomas Malory

“Esse é o livro que mais me encantava quando eu era pequeno. Tudo o que tem magia me atrai, e lia e ficava me imaginando na história, participando das ações e das batalhas. Também sempre tive curiosidade sobre a época medieval na Europa, e de uma forma ou de outra, o livro me tirava de onde eu estava e me levava para um outro contexto, onde eu podia dar asas para minha imaginação” – Flávio Borges do Nascimento, PCNP de Geografia da DE de Guarulhos Sul

A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira

“Dou aula para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, e sempre percebi que os alunos sentiam muito interesse por esse livro. Acredito que é pela história ser dinâmica, envolvente e muito rápida. Tem suspense e aventura, algo que chama muito a atenção dos jovens. É um livro que você quer ler até o fim e também tem um forte apelo pela empatia, porque para entender o mistério o aluno precisa se colocar no lugar do outro” – Érica Fernandes de Miranda, docente de Língua Portuguesa da E.E. Rubens Moreira da Rocha

O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry

“Gosto desse livro porque é uma lição de vida. Cada capítulo dá conselhos que levamos para a vida. Não é apenas uma história bem contada, é uma lição imensa de vida. Sempre que leio, tomo muitas coisas para mim e mudo um pouco minhas ações. Desde a infância sou encantada por O Pequeno Príncipe, quando li na sexta série. Hoje, ao passar para meus alunos no Ensino Fundamental, eles me dizem o mesmo: que ficam inspirados a serem melhores. Acredito muito na literatura como ferramenta de empatia” – Tatiane Costa dos Santos, docente de Língua Portuguesa da E. E. Alberto Aparecido Tonelotti

Madeline Finn e Bonnie, de Lisa Papp

“Tive contato com esse livro quando fiz um curso e me apaixonei. Madeline Finn e Bonnie fala de uma menina que não gosta de ler nada. Ela tem uma dificuldade muito grande na leitura e só supera quando começa a ler para o cachorrinho dela, que é o Bonnie. Achei isso incrível e como toca as crianças, despertando o interesse. Isso nos inspirou a fazer alguns projetos aqui na escola” – Rosangela de Lima Yarshell, diretora da E. E. Alfredo Paulino

marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Crítico por um dia: como projeto em Catanduva estimula alunos à leitura crítica na rede pública

Crítico por um dia: como projeto em Catanduva estimula alunos à leitura crítica na rede pública

Recommended

Porta-voz dá entrevista em Jerusalém

Porta-voz dá entrevista em Jerusalém

6 anos ago

CRE faz audiência com ministro da Defesa na quinta-feira

6 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia