Em apenas dois meses de trabalho nesta 19ª Legislatura, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) tem inovado com medidas que renderam quase cinco mil atendimentos até o momento.
As ações da CDC/Aleam estão visando uma maior agilidade e conveniência no atendimento e uma delas é a Praça do Consumidor, um modelo de atendimento itinerante, lançado no mês de março – no qual se comemora o Dia do Consumidor, em 15 de março. Na primeira edição, nos dias 14 e 15 de março, mais de mil pessoas foram orientadas e atendidas em uma estrutura montada na Praça da Matriz, no Centro de Manaus. Com o apoio de equipes de empresa como a Eletrobrás Amazonas Energia e Oi, os consumidores puderam solucionar seus problemas de forma mais rápida e conveniente. A ideia é que a Praça do Consumidor seja mensal e uma nova edição já está sendo programada para acontecer nos dias 22 e 23 de abril no Conjunto Viver Melhor I, II Etapa, no Bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.
Segundo o presidente da Comissão, deputado estadual João Luiz (PRB), a intenção é facilitar o acesso dos consumidores aos seus direitos. “A Praça do Consumidor é a Comissão indo até as pessoas, para poder da melhor maneira possível resolver os problemas delas. Com este trabalho nós buscamos principalmente uma conciliação, como forma de evitar que as queixas dos consumidores se tornem processos judiciais, o que contribuiu para desafogar a justiça. Outra novidade da Praça do Consumidor é o contato frente a frente do consumidor, já que com a presença de representantes das empresas, o consumidor tem a oportunidade de resolver seu problema no mesmo momento, se possível”, afirmou.
Mutirões de atendimento
A Comissão também está apostando na realização de mutirões de atendimento para atender ao maior número de consumidores possíveis. Pela primeira vez, na manhã do último domingo (16), a CDC/Aleam realizou um mutirão de atendimentos que beneficiou mais de 100 pessoas. A dona de casa Maria Áurea Soares, por exemplo, buscou o atendimento para resolver um problema de assinatura de uma linha telefônica contratada há meses e que foi descontinuada, além de ter sido ofertada na modalidade combo, mesmo ela insistindo em ter apenas a linha telefônica.
“Fiquei sabendo deste serviço da Comissão através de um vizinho que já sabia dessa minha luta com a empresa, que eu tava pagando por um serviço que não queria contratar, porque eu queria apenas o telefone que, mesmo assim, de tempos em tempos fica sem sinal e nem posso usar. Agora, feita a reclamação, já conversei com os assessores da Comissão, que foram muito atenciosos, e creio que vou solucionar esse problema, se Deus quiser”, declarou Maria Soares.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso