Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Bueno: cidade produz mais de 328 mil quilos de casulo verde por safra, despontando como a maior produtora na América Latina
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (30), o título de Capital Nacional da Seda para o município paranaense de Nova Esperança. A medida está prevista no Projeto de Lei 10512/18, do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR).
O texto seguirá agora para o Senado Federal, a menos que haja recurso para que seja analisado também pelo Plenário da Câmara.
O relator na CCJ, deputado Herculano Passos (MDB-SP), recomendou a aprovação da matéria. A análise na comissão ficou restrita aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa do texto, que anteriormente foi aprovado também pela Comissão de Cultura.
Ao apresentar o projeto, o deputado Rubens Bueno lembrou que Nova Esperança, cidade de quase 30 mil habitantes, produz mais de 328 mil quilos de casulo verde por safra, despontando como a maior produtora de seda na América Latina. “Nova Esperança já é a capital estadual da seda. O Paraná é produtor de 84% da seda nacional”, ressaltou ainda Bueno na CCJ, nesta quinta.