A ação foi promovida pela Secretaria de Segurança durante a tarde na última segunda-feira (25/3), com o apoio da Arpen-AM, TJAM, Esmam e Anoreg.
Mais de 250 pessoas foram atendidas na tarde da última segunda-feira (25/3) pela Secretaria de Segurança, através do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária, com a emissão da carteia de identidade (1ª e 2ª vias), durante a realização da II Ação de Cidadania, projeto desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado (Arpen-AM) e Associação de Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM).
Quem não estava com a documentação completa para a emissão do RG foi encaminhado ao Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, localizado na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro I, zona Centro-Oeste de Manaus. Além do RG, também foram emitidos 30 boletins de ocorrência (B.O.). A ação começou por volta das 13h, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede da Corte Estadual de Justiça, no Aleixo, e todos os atendimentos foram encerrados às 19h.
Os documentos têm um prazo de 30 dias para serem entregues. A data e o local ainda serão informados pela Secretaria de Segurança para que o cidadão possa ir receber o seu RG.
Este trabalho também contou com a participação da Arpen, que prestou orientações relacionadas à emissão de Certidão de Nascimento, principalmente a respeito da 2ª via do documento, e esclareceu dúvidas a respeito de Certidão de Casamento. De acordo com a entidade, os dez cartórios de Manaus, além dos postos que funcionam dentro das maternidades da capital, emitiram em janeiro deste ano 3.678 certidões de nascimento. Em todo o Estado, foram 7.027 certidões de nascimento no mês de janeiro.
“Para a Arpen é uma grande alegria estar participando dessa ação, de poder orientar e esclarecer dúvidas do cidadão sobre as certidões de nascimento, casamento e óbito, e ainda a respeito de averbações e retificações. Estamos sempre colaborando com nosso trabalho em projetos como esse, desenvolvidos em parceria com órgãos do nosso Estado”, disse Maria da Graça de Miranda Sales, presidente da entidade.
O coordenador da II Ação de Cidadania, delegado Herbert Lopes, do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, enfatizou a relevância da parceria para a realização desta atividade, que foi direcionada aos servidores e magistrados da Corte Estadual de Justiça e seus familiares. “Destacamos a importância da parceria com os órgãos envolvidos – o Tribunal, a Escola da Magistratura, Arpen e Anoreg -, para colocar à disposição dos servidores do Poder judiciário, no próprio local de trabalho, serviços que dependeriam do deslocamento destes profissionais para outro local”, ressaltou Lopes, agradecendo à direção do Tribunal de Justiça e da Escola da Magistratura pelo apoio à atividade.
Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Fotos: Acyane do Valle | ESMAM e SSP-AM