Há 32 minutos
Por Agência Amazonas
O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam), realizou o curso Boas Práticas de Produção na Criação Caipira de Galinhas no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), nos dias 1º e 2 de junho. O curso foi ministrado pelos técnicos da Gerência de Produção Animal (Gepan/Idam), o zootecnista André Ferreira e o médico veterinário David Lago, com a colaboração dos técnicos locais de Tefé, Glauco Siqueira e Roberto César, além do professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Orleans dos Santos Brito.
“O curso abordou desde o manejo inicial na criação, como a escolha do local e chegada de animais até as perspectivas na criação caipira de galinhas em Tefé. Também tivemos um dia de vivência em aviários da região, começando pela Granja Moura, localizada na Estrada da Agrovila, em Tefé, onde falamos da escolha do local, instalações, fonte de água, manejo sanitário e principalmente sobre o manejo nutricional com o uso de fontes de alimento alternativas”, delineou o coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura do Idam, André Ferreira Silva.
Conforme André, os participantes também aprenderam sobre os primeiros cuidados com animais recém-chegados, o manejo de cria, recria e produção de poedeira, bem como uma abordagem sobre a necessidade de um entreposto de ovos, entre outros assuntos pertinentes à avicultura.
Os técnicos do Idam também realizaram acompanhamentos com produtores rurais em Tefé e Alvarães, no período de 3 a 5 de junho, a fim de prestar esclarecimentos sobre a atividade avícola. De acordo com André, as orientações dadas enfatizaram a legislação e fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), o uso do crédito emergência por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), aquisição de insumos e animais, e a importância da formação de associação comunitária.
“As visitas nas unidades locais se fazem necessárias para os alinhamentos do Projeto Prioritário de Avicultura, projeto este que busca alavancar a criação de aves no estado, oportunizando melhorias na condição de renda e vida do interiorano”, concluiu André.