Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas e prefeito de Borba formalizaram acordo de cooperação técnica nesta quinta-feira (21).
Um acordo de cooperação técnica assinado na manhã desta quinta-feira (21) assegurou a reforma do Fórum de Justiça da Comarca de Borba (município distante 150 quilômetros de Manaus). A parceria institucional foi assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões e pelo prefeito Simão Peixoto Lima, na sede do Judiciário Estadual, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital.
A obra, no Fórum, deve ser realizada no prazo de 60 dias e conforme especificado no acordo de cooperação técnica (nº 014/2019) otimizando as instalações da Unidade para o uso das atividades jurisdicionais, além de outros serviços de engenharia necessários à utilização integral da edificação.
As intervenções no segmento de engenharia serão realizadas de acordo com as normas ambientais, de segurança e de acessibilidade.
O Fórum está localizado na rua Getúlio Vargas, s/nº, centro de Borba e nele funciona a Vara Única da Comarca, que tem como titular o juiz Substituto de Carreira Leonardo Matarangas.
O termo de cooperação prevê, ainda, a cessão de servidores para auxiliar as atividades da Comarca e a manutenção predial futura de outras unidades utilizadas pelo Judiciário Estadual.
Durante a reunião que selou a cooperação entre o TJAM e o Município, o prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, comentou que a colaboração entre as duas entidades trará benefícios à população local. “Esta parceria virá para engrandecer nosso município e contribuir com o desenvolvimento de nossa população, que contará com um ambiente mais cômodo para acessar os serviços judiciais. Parabenizo o desembargador Yedo Simões pela proposta, assim como pela acolhida à nossa equipe, que hoje esteve na sede do Tribunal”, disse o prefeito.
Simão Peixoto Lima acrescentou que a receptividade do Executivo Municipal com o Tribunal é recíproca e informou que fez questão de viabilizar a doação de um terreno, na localidade, onde será construído, futuramente, pelo TJAM, um novo Fórum de Justiça da cidade.
Fonte Boa
Nesta semana, o Judiciário Estadual também formalizou parceria com o Município de Fonte Boa (distante 661 quilômetros de Manaus), na qual assinaram o acordo de cooperação (nº 013/2019) o presidente da Corte e o prefeito Gilberto Ferreira Lisboa.
Pelo acordo, seis servidores (municipais) serão cedidos para colaborar com as atividades da Comarca.
Ao assinar os dois acordos, o presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, ressaltou a importância do diálogo entre os Poderes e mencionou que as ações de cooperação, firmadas igualmente com outros Municípios, pretendem garantir melhores serviços à população interiorana. “Estamos dialogando com dirigentes municipais e firmando estes termos de cooperação técnica para dar impulso às ações do Judiciário no interior do Amazonas. Serviços estes que trazem cidadania e garantem direitos sociais e constitucionais às pessoas. O interior do Estado sempre foi carente e estamos harmonizando os Poderes para servir com maior qualidade à nossa população”, apontou o presidente Yedo Simões.
Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: tjamweb@gmail.com